Frota própria ou terceirizada: saiba qual é a melhor escolha de transporte na indústria têxtil!
26/05/2020Quando lidamos com transporte, são muitos os desafios da indústria têxtil no mercado. Do controle do estoque às demandas de reposição, a indústria têxtil é um setor de muito crescimento, mas também que exige alto controle logístico.
Pensando nisso, há quem prefira manter a questão logística mais próxima do core da empresa, optando por uma frota própria. Por outro lado, a frota terceirizada surge como uma opção econômica e com novas soluções para o setor.
Para que você não tenha dúvidas sobre investir em frota própria ou terceirizada, a seguir, saiba mais sobre os principais desafios enfrentados pelas indústrias têxteis e fique por dentro dos principais detalhes oferecidos por essas opções!
Quais os principais desafios da indústria têxtil?
Para entender como a escolha da frota influencia no negócio, é preciso, primeiro, refletir sobre os principais desafios da indústria têxtil. Como qualquer outro setor, existem certas questões particulares que a logística pode contemplar.
Frequência alta de transporte
Como característica básica, o setor têxtil exige uma dinâmica e velocidade de operações mais elevada.
Com isso, o desafio é encontrar uma maneira de realizar entregas em alta frequência sem atingir diretamente os custos para não inviabilizar o negócio.
É por isso que o planejamento de rotas se faz essencial para o setor, bem como contar com veículos menores com o objetivo de atender a todos os pontos de entrega ao mesmo tempo. É claro, otimizando o custo do frete em geral.
Estrutura de armazenamento específica
Outra questão relevante ao setor compete à específica estrutura requerida para armazenar os itens, como destaca o Blog Logística.
Um exemplo diz respeito ao tamanho das locações. Na indústria têxtil, há a necessidade de manter locações com diferentes tamanhos, visando acondicionar cada tipo de item.
Assim, busca-se atender as mais diversas condições de armazenagem para cada específico produto separadamente, ampliando o arranjo de detalhes para se ter o controle.
Necessidade de equilibrar níveis de estoque
Como a moda e as mudanças de temporada são cíclicas, entende-se que a indústria têxtil precisa de agilidade para se adaptar a esse contexto. Devido à alta rotatividade, que pode alcançar 4 ciclos ao ano, há quem opte por manter estoques mínimos.
O desafio aqui é conquistar o equilíbrio dentro de toda essa variação, evitando perda de estoque sem deixar de atender aos pedidos dos clientes. Assim, a sugestão é manter uma boa análise de previsão de demanda e avaliação de histórico.
Alta variedade de SKU’s
A larga variedade de SKU, que significa Unidade de Manutenção de Estoque, é outro fator a ser considerado. Isso significa que, para cada item, devemos esperar diferentes tamanhos e cores.
É por isso que um cadastro e controle rígido são necessários para não se perder na movimentação desses itens, levando a erros de atendimento e pedidos.
Contornar esse problema envolve fazer um registro de cada tipo de item e conferir com atenção os envios.
Frota própria ou terceirizada: qual a melhor?
Como podemos imaginar, a frota própria aproxima o gestor do controle logístico centralizado.
Considerando os desafios elencados anteriormente da indústria têxtil, a agilidade e independência desse processo de decisão pode vir como uma vantagem, afinal, existem muitos detalhes para se ter controle.
Assim, os aspectos operacionais, a manutenção e até mesmo planejamento fazem parte das competências da própria empresa.
O que pode parecer uma vantagem de primeira, porém, também pode render dores de cabeça se algum desses pontos falhar – e é aí que apresentamos o serviço terceirizado e suas vantagens!
Como em qualquer outra área, a terceirização logística significa delegar operações para empresas especializadas. Aqui, destacamos principalmente o fator da especialização.
Como a legislação brasileira vem se abrindo mais para a terceirização, existem novas vantagens de você repassar suas operações para empresas que se especializaram na área logística.
Sendo assim, você contará com uma empresa mais preparada para planejar e superar obstáculos logísticos, como aponta o blog Sofit, que seja totalmente focada nos processos de organização e de frota.
Quem busca a opção terceirizada procura eficiência operacional, investimentos em ativos e redução de custos. Saiba mais no próximo item.
Onde a terceirização pode ajudar?
Como levantamos no tópico anterior, a terceirização logística traz um leque de vantagens para a indústria têxtil. Para entender essa questão de forma clara e objetiva, podemos entender seus benefícios como:
– Redução de custos
– Contar com mão de obra qualificada
– Manter o foco no core business
– Estruturas para atender melhor a demanda
– Máquinas e equipamentos especializados
– Know how de quem entende do negócio.
Esse sistema pode solucionar todos os desafios naturais do setor, tirando aquela dor de cabeça que você muitas vezes passa ao centralizar suas operações. Além disso, há outras opções e vantagens complementares que vale a pena considerar. Veja:
Galpão logístico
A locação de galpão logístico torna-se uma boa opção dentro desse contexto.
Eles ajudam a proporcionar diferentes estruturas, respeitando o tipo de cada operação, além de auxiliar nas questões estratégicas, com proximidade com clientes e fornecedores, e redução de custos.
Preço, prazo de entrega e informação
Uma das necessidades da indústria é ter sempre o produto no ponto de venda. Como percebemos anteriormente, itens como roupas podem ter ciclo de vida reduzido por questões que competem a moda e estação do ano.
Para manter as lojas sempre abastecidas com os produtos certos na hora certa, a logística tem um papel essencial, como levanta o blog LogWeb.
O serviço terceirizado, com um atendimento diferenciado, ágil, pautado no controle e visibilidade de toda a cadeia pode trazer grandes vantagens nesse ponto.
Na indústria têxtil, boa performance logística oferece maior confiabilidade, destacando o serviço como um todo.
Serviço especializado
Os estudos de previsão de demanda e crescimento de vendas são essenciais para um setor que trabalha com alta rotatividade.
Dessa forma, é preciso estar muito atento a novas regras impostas ao trânsito e caminhões, principalmente em grandes centros, além de ter acesso a tecnologias que aumentem a agilidade nas informações.
Este é um setor dinâmico que exige lead times menores com alta qualidade nas entregas, atendendo às necessidades particulares de cada cliente.
A melhor maneira de adequar as operações aos padrões de excelência exigidos pelo mercado é pela terceirização.
Portanto, com um serviço especializado, você tem uma equipe qualificada lidando diretamente com cada desafio, oferecendo a melhor maneira de superá-lo sem perder a qualidade da entrega!
Você já havia pensado sobre a sua frota na indústria têxtil? Quer terceirizar as suas movimentações com quem é especialista e referência no assunto? Então clique abaixo e solicite uma cotação de frete conosco e saiba como podemos contribuir com a logística da sua indústria têxtil!