Transporte de carga – como escolher um bom fornecedor logístico?

13/08/2019 Imagem destaque

Você precisa de um bom fornecedor logístico para o transporte de carga, mas não sabe ao certo como escolher?

Definir um fornecedor não é tarefa fácil. Além disso, exige muito cuidado e atenção. A carga é sempre valiosa, não importa a área, o produto, peso ou valor e a empresa que irá efetuar a logística precisa oferecer segurança e qualidade durante todo o transporte.

Neste post vamos responder a estas e outras perguntas. E ainda, vamos falar sobre pontos essenciais que devem ser analisados para que a escolha seja a mais adequada ao seu negócio. Continue a leitura!

Você sabe como escolher seu fornecedor para o transporte de carga?

Pense sempre na segurança como requisito principal. A transportadora que você escolher deve passar credibilidade em relação a este quesito, mostrar que com ela sua mercadoria estará segura e bem cuidada durante todo o trajeto.

É importante que você avalie se o fornecedor está preocupado com o seguro do transporte de carga e se ele segue as normas que dizem respeito às amarrações de cargas. E ainda, se obedece aos limites de peso e dimensões para cada modelo de veículo e se quando existem cargas muito pesadas ele conta com as devidas autorizações.

Pensar na logística do transporte de carga é importante

Outro ponto relevante é verificar se a empresa possui algum método de otimização da logística, isso no sentido de evitar caminhos perigosos ou precários. Observe o estado de conservação dos veículos, isso inclui pneus, lataria, entre outros. Muito importante é também verificar a conduta do motorista, saber se a empresa se preocupa quanto às boas práticas para evitar acidentes e danos às mercadorias.

Comprometimento da empresa na prestação do serviço

É primordial que você avalie o nível de comprometimento da empresa e a transparência quanto às informações repassadas. Analise o atendimento desde o primeiro contato, se o fornecedor passa confiança. Perceba se ele demonstra preocupação em atender as demandas do seu negócio com qualidade e eficácia.

Não tenha medo de perguntar, explore tudo, tire dúvidas, busque o máximo de informações que puder. Fique atento ao comportamento dos atendentes e da equipe e como trabalham juntos. Perceba como é a organização do local, pode parecer que não, mas até a parte da limpeza é um fator a ser analisado.

Busque informações, elas nunca serão demais

Ter um feedback dos outros clientes que já usaram o serviço da empresa de transporte de carga é um ponto relevante para a análise.

Veja o que eles têm a dizer, busque referências na internet, o histórico e a credibilidade. Coloque na balança os prós e contras, caso existam. Faça uma verificação detalhada da transportadora para não colocar em risco a sua mercadoria e a confiança do seu cliente.

Avalie se o fornecedor utiliza tecnologias

Outro critério muito relevante que pode contribuir para a análise das opções de fornecedores de transporte de cargas no mercado é a questão da tecnologia. Quais ferramentas ele utiliza para oferecer maior controle na logística das cargas?

O uso do GPS é uma das principais opções utilizadas pelos fornecedores logísticos. Outras soluções de rastreamento também oferecem mais segurança e transparência quanto a esta etapa.

E por que é importante o fornecedor usar essas tecnologias no transporte da sua mercadoria? Tecnologias de rastreamento contribuem para que sua empresa saiba com maior riqueza de detalhes informações como onde está a carga, bem como, acompanhar o trajeto que está sendo feito.

Pondere sempre o custo-benefício

Fique atento para o custo-benefício do negócio a ser feito, ainda mais que o foco sempre está em reduzir custos e não aumentar. O problema é que quando se fala em transporte de carga, muitas vezes o barato pode sair mais caro do que se imagina.

É preciso ficar atento em relação a fornecedores que cobram preços abaixo dos demais e fora da realidade do mercado. Pague um pouco mais, mas tenha tranquilidade na hora de colocar sua mercadoria nas mãos de uma transportadora. Se você acertar na escolha, seus produtos chegarão ao destino no prazo certo e sem avarias.

Conheça a equipe da transportadora

Procure conhecer a equipe da transportadora escolhida por você. Como dito antes, ela deve ser parceira e de qualidade. Saiba quem coordena tais áreas, principais funcionários, gestores e diretores.

Se ela demonstrar respeito no contato, é possível que se torne sua fornecedora por um longo tempo. É realmente essencial conhecer as pessoas que irão trabalhar com você na operação do transporte.

Procure saber se a equipe recebe treinamentos, principalmente os motoristas e como é feita a seleção destes profissionais. Lembre-se que uma empresa certificada é sinônimo de qualidade.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer solicitar uma cotação de transporte para a sua mercadoria, clique abaixo e entre em contato conosco!

Solicitar cotação

COMUNICADO

Por motivos de problemas técnicos em nossa linha telefônica,
o telefone principal da matriz estão com problemas.

Entrem em contato através dos números
(47) 99950-0834
(47) 99950-0928
(47) 99950-0520

Agradecemos a compreensão.