Logística de distribuição: como atender novas praças com bons prazos de entrega?

26/02/2021 Imagem destaque

Você tem interesse em atender a um leque de praças por todo o Brasil e ainda ter prazos de entrega mais atrativos? Uma logística de distribuição é primordial para esse cenário, e nós te mostramos como!

Se você está com dúvidas sobre esse assunto e tem encontrado algumas dificuldades neste setor na sua empresa, nosso intuito é ajudá-lo a ter um norte e garantir operações logísticas cada vez melhores na sua empresa.

Continue a leitura para entender melhor o que é a logística de distribuição, sua importância e como colocá-la em prática!

O que é a logística de distribuição?

Segundo o Cobli, logística de distribuição é o conjunto de atividades que envolvem a gestão das mercadorias, desde o momento em que elas saem da fábrica, direto da linha de montagem, até a entrega ao cliente que as encomendou.

Com isso, podemos dizer que a logística de distribuição funciona com a intenção de melhorar o processo de distribuição das mercadorias, fazendo isso de forma mais rápida, segura e, claro, mais econômica.

Seu objetivo, portanto, é abastecer os clientes dentro do prazo esperado e praticar preços de frete competitivos, garantindo que a empresa esteja sempre em evidência em sua área de atuação, destaca o Blog Logística.

Principais etapas da logística de distribuição:

  • Gestão de transportes;
  • Conferência e expedição das mercadorias;
  • Controle dos fretes;
  • Roteirização de remessas;
  • Análise de Indicadores de Desempenho;

Importância da logística de distribuição

De acordo com a iTransport, um processo eficiente de distribuição disponibiliza a quantidade certa de mercadoria, atendendo a princípios como tempo, lugar e destino. 

Isso, quando executado de forma eficiente, oferece às empresas grandes diferenciais, além de permitir maiores lucros e recorrência, no que diz respeito à previsibilidade financeira.

Além disso, dada a pressão cada vez maior pelo equilíbrio entre a satisfação de clientes, eficiência e custos observados no processo, empresas cuja logística de distribuição é eficiente, conseguem manter estruturas otimizadas o que, naturalmente, reflete na eficiência financeira.

O que isso nos diz?

Que a logística de distribuição ajuda a evitar o desperdício de tempo, dinheiro, assim como, otimiza a utilização da frota e mão de obra. Isso porque, esta modalidade favorece um controle mais preciso sobre toda a trajetória da mercadoria.

Além disso, ao investir em uma boa logística de distribuição, sua empresa conseguirá um fluxo mais dinâmico de operações, acompanhado de algumas vantagens:

  • Evitar depósitos/estoques vazios ou lotados;
  • Evitar clientes desapontados com entrega fora do prazo;
  • Poder estipular valores mais justos de fretes, através do mapeamento de desperdícios, que podem ser revertidos, como: gastos excessivos com combustível e manutenção dos estoques.
  • Atender maior quantidade de praças;
  • Trabalhar com valores de frete mais competitivos.

Dicas para efetuar uma logística de distribuição eficaz

Agora que já entendemos o que é e qual a importância da logística de distribuição, é hora de saber fazê-la. Mas, por onde começar, o que mudar nos seus processos, quais os pontos que precisam de atenção?

A seguir, pontuamos algumas ações que, quando colocadas em prática, contribuem para uma boa logística de distribuição.

Invista em um bom sistema de gestão

Já não é mais novidade que a tecnologia é uma grande aliada no setor logístico. E com o advento da Logística 4.0, isso só tende a aumentar cada vez mais.

Então, é claro que para ter um controle mais assertivo das negociações logísticas, com processos, recursos e atividades estruturados de forma clara, é essencial ter um bom sistema de gerenciamento logístico na empresa.

Existem alguns softwares de gestão logística que possibilitam, por exemplo:

  • Uma plataforma inteligente para fazer a integração de processos;
  • Aproximar a sua empresa do parceiro logístico;
  • Fazer gestão de fretes;
  • Rastrear cargas em tempo real;
  • Gerenciar estoque;
  • Reduzir o tempo de ciclo dos pedidos;
  • Aprimorar o relacionamento com clientes.

Firme parceria com um fornecedor logístico de qualidade

Esse é um ponto crucial para o desempenho logístico da sua empresa. E quanto a aplicação da prática da logística de distribuição, não seria diferente.

O seu fornecedor precisa estar presente em praças estratégicas e contar com diferenciais para atender diferentes situações, incluindo realizar o transporte de fracionados ou outros produtos para demais localidades do Brasil. 

Então, para escolher a melhor transportadora, alguns pontos a se considerar incluem:

  • O fornecedor logístico deve contar com filiais ou unidades em cidades chaves que permitem uma rota otimizada e estratégica para os destinos que sua empresa precisa operar;
  • Qualidade e capacidade da frota da empresa;
  • Prazos de entrega atrativos e com possibilidade de otimização;
  • Uso de tecnologias que aprimorem e otimizem os processos.

Elabore roteiros e mapas de entrega

Algo que não pode faltar em qualquer operação logística que preza por qualidade e segurança, é a roteirização e definição de mapas de entrega. Para tanto, a escolha de um bom fornecedor de logística se sobressai novamente.

Isso porque, nesta etapa é importante que a transportadora seja capaz de atender os roteiros de entrega e atuar em praças que façam sentido para o seu negócio. 

Sendo assim, para acertar na escolha e garantir rotas mais assertivas, que contribuam para uma logística mais eficiente, busque responder:

  • Nas operações de leva e traz da sua empresa, quais cidades comumente são viáveis fazer paradas, bem como, aproveitar o trajeto para executar demais entregas e otimizar as atividades?

Desta forma, alinhe com o fornecedor que tiver as melhores condições para atender suas demandas.

E então?

Para este conteúdo, buscamos ser objetivos e mostrar como a logística de distribuição oferece um alto potencial de crescimento para o setor de logística das empresas. 

Considerando o que apresentamos neste material, podemos concluir que através da parceria com um fornecedor confiável, é possível expandir alogística da sua empresa para novas praças, com prazos de entrega mais atrativos.

Além disso, vale destacar que é preciso ficar atento se o seu fornecedor logístico cumpre com as leis do transporte rodoviário. Ponto este, que é fundamental para a segurança e integridade das operações logísticas.

Caso tenha ficado alguma dúvida, ou queira saber como podemos contribuir com a logística no seu negócio, clique abaixo e solicite uma cotação de frete sem compromisso!

Solicite uma cotação

COMUNICADO

Estamos com problemas na linha telefônica da unidade de Campinas.

Contato através do numero (19) 99926-9426.


Agradecemos a compreensão.

COMUNICADO

 

INFORMAMOS QUE A  UNIDADE DE
NAVEGANTES – SC FOI ALTERADA PARA O SEGUINTE ENDEREÇO:

 

Rua Ana Dalsoquio dos Santos, 102
CEP: 88311-562
Bairro: Salseiros
ITAJAÍ – SC

 

FONE: (47) 3224-1909 / (47) 3224-1910

COMUNICADO

 

INFORMAMOS QUE A  UNIDADE DE
GUARULHOS – SP FOI ALTERADA PARA O SEGUINTE ENDEREÇO:

 

Rua Pedro de Toledo nº 675
Jd. Santa Lidia
CEP: 07140-000

Estamos com problemas em todas as linhas telefônicas da matriz
em Rio do Sul.

 

Favor entrar em contato pelos números:

 

(47) 99783-0342 – Comercial

 

(47) 99950-0928 – Comercial

 

(47) 99950-0834 – Comercial

 

(47) 99950-0451 – Financeiro

COMUNICADO

 

NOVA UNIDADE – CRICIÚMA – SC :

 

ROD BR101, KM388 nº7656
BAIRRO PONTA DO MATO
IÇARA – SC
CEP 88820-000
(48) 3437-1772