Gestão de fornecedores logísticos: como você controla o histórico de entregas?

25/11/2019 Imagem destaque

Se você é empreendedor sabe como uma boa gestão de fornecedores logísticos pode tornar a rotina da empresa mais dinâmica, otimizar o tempo e gerar mais satisfação no negócio!

Com essa gestão eficaz é possível controlar prazos de entregas e pagamentos, fazer boas negociações de preços e opções de pagamento e ainda controlar todo o processo de forma mais ágil e resolutiva.

Conhecer como funciona a operação de cada fornecedor logístico, com suas vantagens e desvantagens, permite à empresa um melhor planejamento e tomada de decisões operacionais mais eficazes.

Uma das principais ferramentas que auxilia neste processo é o histórico de entregas. Você mantém um controle de fornecedores na sua empresa? Sabe identificar os pontos positivos e negativos de cada um deles? Neste conteúdo iremos falar sobre como realizar esta atividade e ganhar mais eficiência nos seus processos! Continue a leitura!

Por que realizar a gestão de fornecedores logísticos?

A empresa que tem cautela com o controle dos fornecedores se beneficia em diversos aspectos. Alguns deles são:

  • Facilidade de negociação: com uma base de dados a respeito dos fornecedores, sua empresa está um passo à frente. É possível identificar através do histórico aqueles que oferecem preços mais acessíveis, formas distintas de pagamento, agilidade na entrega, entre outros. Isso dará vantagem para negociação de prazos e redução de custos.
  • Redução de riscos: ao manter um cadastro de fornecedores com histórico de entregas é possível priorizar aqueles que realmente atendem às necessidades da sua empresa. Assim, as chances de atrasos ou falhas na entrega, prejudicando seu estoque, diminuem drasticamente. Ainda, no caso de uma eventual falha, você já conta com um plano B, pois tem opções cadastradas – e garantidas – para solicitar o produto.
  • Direcionamento eficiente de recursos: avaliando a eficiência dos fornecedores logísticos quanto a agilidade na entrega e flexibilidade de negociação é possível escolher de forma adequada em quais empresas você deve investir seus recursos, evitando gastos desnecessários de seu orçamento e outros aborrecimentos.

Como efetuar esse gerenciamento?

O processo de gestão de fornecedores logísticos tem como objetivo a análise e controle de todas as atividades operacionais que envolvem a relação entre a empresa e seus fornecedores.

Para fazer a gestão de forma eficiente é preciso definir os principais critérios de avaliação que são importantes para sua empresa. Depois, é necessário contar com uma boa base de dados a respeito de todos os seus fornecedores, de preferência em um sistema de gestão informatizado, que otimize o tempo do processo.

Os critérios de avaliação podem variar de acordo com as necessidades de cada empresa. Porém, alguns aspectos funcionam para a maioria das empresas e vamos pontuar para você quais são eles. Assim, auxiliamos seu negócio a dar o primeiro passo para uma gestão adequada e eficiente dos fornecedores logísticos.

Flexibilidade e comunicação

Avalie a flexibilidade e a cordialidade no atendimento. Os fornecedores são flexíveis e abertos para negociar formas de pagamento? A comunicação é fácil e respeitosa? É possível se comunicar com o fornecer sem burocracia ou desconfortos?

Agilidade na entrega

Registre situações de atrasos na entrega por parte de seus fornecedores. O atraso é recorrente ou foi apenas uma situação isolada? Como foi a resolução após o atraso? Você ficou com produtos faltando em seu estoque por muito tempo e acabou perdendo oportunidades de venda? O fornecedor sugeriu uma saída viável ou algum desconto/facilidade em próximas negociações?

Disponibilidade

Em alguns casos um fornecedor logístico reúne todos os requisitos necessários, porém não pode atende as necessidades de sua empresa devido ao fato de contar com pouca disponibilidade, pois já atende a uma grande quantidade de empresas. Esse fornecedor logístico tem chance de deixar sua empresa “na mão”?

Experiência

Faça uma pesquisa na internet ou com outros empresários a respeito dos fornecedores que você tem interesse em contratar. Qual o histórico deles no mercado? Possuem referências positivas de outras empresas?

Outros critérios

Além dos critérios já mencionados, alguns outros são importantes para avaliação dos fornecedores: legalização ou não em relação a normas de segurança e normas ambientais, certificações de qualidade, garantia de sigilo de informações e localização – fator determinante não só para a agilidade nos processos logísticos, quanto para a redução de custos.

Como dito anteriormente, cada empresa possui suas necessidades. Dentre os pontuados acima, o peso de importância de cada um pode variar de empresa para empresa. Defina os critérios essenciais para sua empresa e avalie quais são os fornecedores mais e menos eficientes.

Gestão de fornecedores: controle periodicamente

A cada entrega realizada, anote no histórico de entregas os critérios que você definiu que seriam importantes avaliar de cada fornecedor logístico. Você pode usar anotações em comentários ou mesmo utilizar uma escala de satisfação de cada um dos critérios.

O mais importante é que esse deve ser um processo contínuo dentro do seu negócio. Estabelecer um período para análise é fundamental, de preferência semanal ou mensal, para não deixar passar nenhuma avaliação e ter um controle mais assertivo e seguro para as próximas tomadas de decisão.

Qual ferramenta utilizar para a gestão?

Para facilitar a criação de um histórico de entregas e dar início ao processo de gestão de fornecedores, um software de gerenciamento ERP focado na cadeia de suprimentos pode ajudar. Eles são automatizados e permitem a avaliação do desempenho do fornecedor com agilidade.

Porém, se você não encontrar no mercado uma opção automatizada que atende à sua empresa, vale a pena se dedicar e lançar todas essas informações em uma planilha de Excel.

Esse processo pode parecer oneroso no início, especialmente em relação ao tempo gasto, porém a gestão de fornecedores logísticos vai colaborar para a identificação de pontos falhos na logística e para otimizar recursos e processos relacionados a este setor!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e solicite uma cotação de frete sem compromisso!

Solicitar cotação

Atenção:

 

Problemas técnicos nas linhas
telefônicas da unidade de Guarulhos

 

Telefonia fixa: (11) 2412-4579 e (11) 2412-2720
(Intermitente com problemas)

 

Favor, utilizar os alternativos:
(11) 96430-2037 / (11) 96357-0158  Também Whatsapp.