O que considerar ao escolher o sistema de logística da minha empresa?

27/08/2019 Imagem destaque

Existem sistemas de logística que permitem um melhor controle dos processos das empresas e os softwares são grandes aliados na otimização deles.

Os sistemas auxiliam no bom funcionamento dos negócios e isso garante ganho de tempo e aumento da produtividade. Assim os gestores ampliam as estratégias e fazem com que as operações de transporte e armazenamento sejam melhores e mais eficientes.

Iremos apresentar algumas opções de sistemas e pontuaremos alguns aspectos que devem ser avaliados para decidir pelo sistema adequado.

O que é possível fazer com um sistema de logística?

Através dele você pode ter a dimensão da produtividade da frota de transporte e aperfeiçoar a gestão dos veículos que ficam disponíveis para a condução das cargas. E ainda:

– Controlar com mais eficiência os pedidos

– Verificar possíveis não-conformidades

– Monitorar o tempo de trânsito (transit-time), com o acompanhamento de todo o trajeto, desde a saída do estoque até a chegada ao destino proposto.

Todo empresário que trabalha com produtos que precisam ser transportados, deve ficar atento a cadeia produtiva que precisa ser eficiente do início ao fim, da produção à chegada ao cliente.  É fundamental ter em mente que o setor de logística deve ser bem avaliado e ter qualidade garantida.

Os trabalhos desse setor precisam ser efetivos e devem oportunizar ao cliente a otimização na forma e prazo de entrega, qualidade no serviço e, principalmente, fidelização. A maneira mais eficiente de fazer isso é contratando um sistema de gerenciamento de logística.

Escolher bons sistemas, qual a importância disso?

Um sistema de logística otimizado supera prazos estabelecidos, evita atrasos, melhora a imagem da empresa, gera vantagem competitiva e fideliza clientes.

Além do mais, ele auxilia na automação dos processos e agiliza o trabalho dos colaboradores. Isso permite que eles trabalhem com mais eficiência e dedicação em atividades mais minuciosas, tão importantes quanto as rotinas do negócio.

Outra justificativa para esta escolha, é que os gestores precisam manter um controle eficiente dos processos da empresa. Falhas são prejudiciais à produção e o sistema pode ajudar a encontrá-las.

Informação é tudo e é poder! Poder para alavancar os negócios, para gerar vantagem competitiva e otimizar processos. No meio disso tudo, ter um sistema de logística que automatize todos estes processos é essencial.

Um sistema que ofereça as principais informações de forma objetiva e clara, que potencialize a produtividade com eficiência e dinamismo. E ainda, que encontre pontos a serem explorados e melhorados, e lacunas que precisam ser preenchidas.

Alguns sistemas de logística e de transporte

Vamos apresentar alguns sistemas de logística e transporte bastante eficientes em seu funcionamento.

Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS)

Você já ouviu falar do Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS)? Ele serve como centro de logística e foi pensado para ser utilizado através de uma rede colaborativa. Agrega transporte, carregadores e clientes.

Tem o objetivo de auxiliar nas operações que envolvem o planejamento e otimização de cargas e rotas, auditorias, gestão da transportadora, entre outros. O sistema pode identificar e medir os custos de toda a cadeia de transporte.

Planejamento de Recursos da Empresa (ERP)

Outro importante sistema de logística é o Planejamento dos Recursos da Empresa, o ERP, um software capaz de organizar trabalhos operacionais e administrativos. Registra informações que vão do faturamento ao balanço contábil, do inventário ao estoque, da apuração de impostos ao controle de maquinários, entre tantas outras opções.

O ERP faz com que todos os dados se mantenham no registro. Conhecido como a inteligência do negócio, ele analisa performance de produtos e vendas por diversos olhares como sazonalidade, preços, variações e adesão por região.

Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS)

Com o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) é possível gerenciar um negócio com o banco de dados da empresa. Ele auxilia em serviços como monitoramento de ações locais e pode registrar o exato momento em que qualquer movimentação acontece.

É usado para atividades operacionais e administrativas. Também é possível trabalhar com a redução de custos, o que gera a possibilidade de tomar as decisões mais corretas para o bom funcionamento da empresa.

São inúmeras finalidades, mas entre as principais estão a programação de entrada dos pedidos e separação desses, controle de portaria e recebimento de inspeção de cargas.

Sistema Pamcard

O Sistema Pamcard foi criado com a intenção de oferecer soluções na parte de pagamento eletrônico e foi pensado especialmente para o mercado de transporte de cargas.

Ele permite que a gestão trabalhe de forma online e faça todos os pagamentos desta maneira, incluindo frete, vale-abastecimento, vale-pedágio, despesas de viagem da frota, entre outros e tudo de forma única e segura.

O sistema de logística atende às exigências da Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT. Este é um sistema que veio para ficar.

Através dele a empresa realiza toda a operação que envolve pagamento de caminhoneiros e de frete em transportes, como: A validação do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) do TAC contratado e a emissão do contrato de frete entre o contratado e a empresa contratante do transporte rodoviário e carga perante a ANTT.

E ainda, o registro do contrato de frete com a geração do Código Identificador da Operação de Transportes (CIOT).

Roteirizador

O nome Roteirizador já diz para qual função serve. Ele planeja a melhor rota para cada viagem.

Ele ainda considera o custo benefício de influências como o pedágio, a distância até os postos de abastecimento, ajuda na redução de gastos, otimiza tempo e aumenta a produtividade.

Telemetria

A Telemetria foi criada para monitorar veículos. O software permite que o caminhão seja rastreado através de sinal de rádio ou satélite, mesmo a longa distância.

Ele possibilita prever as despesas, detectar falhas e até mesmo a perda de potência do veículo. Também acessa o histórico da frota e monitora a velocidade. Hoje, pela segurança, é um dos sistemas mais usados na área da logística.

E então?

São várias as ferramentas que possibilitam monitorar cargas. É preciso analisar cada situação e investir na que você acredita ser a mais adequada. Fazer a escolha certa resulta em mais tranquilidade em relação a todo o processo.

Sistemas assim facilitam a vida de quem usa e de quem realiza entrega. O modo é seguro e as entregam chegam sem surpresas.

Por fim, ainda é fato afirmar que os sistemas de logística estão aí para ajudar e devem estar diretamente ligados aos serviços oferecidos pela empresa. Um exemplo claro é quando a venda já é para um consumidor final.

Nada mais ideal do que ter um software que envie o rastreio direto para ele e de forma automatizada.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo, solicite um orçamento e descubra como podemos efetuar o transporte da sua mercadoria com qualidade e segurança!

Solicitar cotação

COMUNICADO

Por motivos de problemas técnicos em nossa linha telefônica,
o telefone principal da matriz estão com problemas.

Entrem em contato através dos números
(47) 99950-0834
(47) 99950-0928
(47) 99950-0520

Agradecemos a compreensão.