Prazo de entrega – como garantir a entrega de matéria-prima no prazo para minha indústria?

24/09/2019 Imagem destaque

O prazo de entrega da matéria-prima da sua indústria não foi cumprido? Seu fornecedor logístico falhou nesta etapa? Sabia que este é um dos principais pontos na hora de escolher uma empresa que forneça este tipo de serviço?

Neste post falaremos sobre os riscos que são gerados por conta de atrasos na entrega de materiais e como isso pode ser controlado. E ainda, apresentaremos dicas para você contratar o fornecedor ideal. Continue a leitura!

Prazo de entrega: o preço importa

A escolha do fornecedor logístico ideal começa com certos cuidados. É preciso analisar até que ponto vale à pena optar por um valor mais baixo se o resultado não for do jeito que você espera.

Encontrar um fornecedor que efetue a entrega no prazo é fundamental para que você estabeleça com ele uma relação de confiança e obtenha uma entrega de qualidade.

Se você pensa que aquele fornecedor “caro” está fora do seu orçamento, reveja suas ideias. Coloque na balança o valor e a qualidade, o investimento e um possível prejuízo, equilibre tudo e verifique o custo-benefício que você pode ter a longo prazo.

Qualidade do fornecedor logístico

A qualidade do serviço deve ser considerada a mais importante. Ela é um dos principais pilares que deve sustentar a sua escolha na hora de optar pelo fornecedor ideal. Se para ter um produto de qualidade, você precisa investir um pouco mais, faça isso, o resultado, garanto, será bem mais eficaz.

Procure por um fornecedor logístico que atenda às suas expectativas e, principalmente, que realize entregas em prazos combinados. Se isso não acontecer, toda uma produção pode ser impactada.

Na verdade, uma mercadoria atrasada faz com que grandes problemas possam surgir. Isso porque, o fornecedor logístico atrasa seu pedido e você atrasa a solicitação do seu cliente.

Um fornecedor de qualidade é essencial para que a logística da sua mercadoria seja realizada dentro do prazo e todos esses problemas sejam evitados.

Avaliar o histórico do fornecedor, bem como, clientes que ele já atendeu, pode trazer uma visão mais ampla de como ele atua no transporte e se ele conseguirá atender suas demandas com assertividade.

Comunicação interna precisa ser eficaz

Até o momento falamos apenas de aspectos que cabe a você analisar no fornecedor logístico para que tenha a entrega da matéria-prima dentro do prazo para o seu negócio.

Contudo, para que isso ocorra dentro da data estipulada, também cabe ao setor de logística da sua empresa efetuar uma comunicação eficaz entre os departamentos de compras, vendas e até mesmo entre os colaboradores responsáveis pelo estoque.

Isso porque, se o pessoal do estoque não repassar ao time de vendas os insumos que estão faltando ou irão faltar, o ciclo não continua e nenhum fornecedor logístico pode ser eficaz diante de uma situação assim.

Por isso, para que o fornecedor consiga atender suas demandas com um prazo interessante, é fundamental que exista um controle interno da matéria-prima e demais suprimentos necessários para a fabricação dos produtos do seu negócio.

Importância do prazo de entrega

Não importa o segmento, área ou o setor. O prazo de entrega é tudo. O cumprimento de prazos é um dos aspectos a serem observados com mais atenção e o que mais se valoriza na hora de contratar.

Para garantir o cumprimento dos prazos, contar com fornecedores que tenham agilidade na entrega e compromisso com os clientes é fundamental. Se isso não acontecer, os atrasos e prejuízos serão inevitáveis.

Procure por empresas idôneas, que cumprem prazos, que avisam de um possível atraso na carga e que mantenham você informado quanto ao andamento do processo, enfim, que deixem você ciente no que diz respeito ao seu insumo.

Lembre-se que mesmo que você venha trabalhando com o mesmo fornecedor logístico há muito tempo e de forma confiável, ele também está passível a erros, como o atraso da entrega.

Por isso, a confiança e parceria é indispensável para que soluções e possíveis caminhos sejam encontrados para amenizar essas questões que possam surgir.

E então?

Você viu que apresentamos alguns pontos que você deve analisar no fornecedor no logístico e na sua empresa para que a entrega de matéria-prima aconteça dentro do prazo.

A avaliação do fornecedor deve ser criteriosa, onde não deve ser considerada apenas a contratação, mas toda a prestação do serviço de transporte contratado pela sua empresa ao longo do tempo.

Um fornecedor logístico que trabalha com um preço justo, que conta com experiência no mercado, clientes de qualidade e um serviço conceituado, são pontos essenciais que podem garantir uma maior assertividade quanto ao prazo de entrega dos seus insumos.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo, solicite um orçamento sem compromisso e saiba como podemos contribuir para uma entrega de qualidade e dentro do prazo para a sua empresa!

Solicitar cotação

COMUNICADO

Por motivos de problemas técnicos em nossa linha telefônica,
o telefone principal da matriz estão com problemas.

Entrem em contato através dos números
(47) 99950-0834
(47) 99950-0928
(47) 99950-0520

Agradecemos a compreensão.