5 dicas para efetuar a gestão de fornecedores com mais eficácia no seu negócio!
05/11/2020A gestão de fornecedores do setor logístico pode apresentar alguns problemas caso não seja efetuada da forma correta, principalmente se o seu fornecedor logístico realiza entregas fora do prazo ou mesmo não oferece preços de frete tão competitivos.
A eficácia no gerenciamento dos fornecedores não só impacta na cadeia de suprimentos, como também acaba por influenciar nos seus clientes, já que desde a matéria-prima até o produto final, um bom fornecedor pode fazer a diferença nos resultados do negócio.
Pensando em ajudá-lo neste assunto, iremos apresentar neste conteúdo 5 dicas para você efetuar a gestão dos seus fornecedores com qualidade e eficácia! Continue a leitura!
1 Gestão de fornecedores: tenha tudo documentado!
Essa dica é simples, mas justamente por simples pode passar despercebida por muitos diretores e gerentes. As outras questões que vamos pontuar são essenciais, mas se não houver eficiência e controle das negociações e acordos fechados com fornecedores, dificilmente você terá uma gestão de qualidade.
Documentar informações básicas tanto de fornecedores logísticos, como demais fornecedores do negócio é fundamental para que você crie um histórico. É ele que ao longo do tempo vai permitir que você cruze informações e identifiques pontos falhos ou pontos positivos na sua gestão de fornecedores.
Sem o controle de demandas, capacidade, entregas pendentes e feitas, preços de frete, descontos e taxas você não saberá dizer se seus atuais fornecedores contribuem ou não para a expansão do seu negócio, por exemplo.
Claro que essa documentação e controle você pode fazer em planilhas, mas pensando na evolução e na adoção do seu negócio à novas tecnologias, um software de gestão pode ser a ferramenta ideal, permitindo que a nutrição e análise dos dados seja mais assertiva e ágil.
2 Uma boa gestão envolve fornecedores de qualidade
Óbvio ou não, a sua gestão de fornecedores tende a ser muito mais assertiva se você utilizar critérios para fazer a seleção e escolha deles. Isso porque, fornecedores que já contam com um histórico de problemas junto a outros clientes, podem facilmente prejudicar não só seu gerenciamento, como também a percepção do seu negócio no mercado.
Fornecedores que não atendem as principais normas e regras do mercado, que contam com um histórico de falhas e que não prezam por questões como atendimento e serviço de qualidade, podem e vão prejudicar muito além da gestão.
Por isso, antes mesmo de pensar na gestão de fornecedores, analise os próximos nos quais sua empresa irá negociar e claro, vale neste momento analisar os atuais, verificando se eles são ou não bons parceiros ou se estão de fato atravancando o gerenciamento do negócio como um todo.
Dica: essa avaliação de fornecedores deve ser recorrente, analise a cada 3 meses, por exemplo, como estão essas parcerias e se todos os fornecedores estão alinhados com as demandas e necessidades do negócio.
3 Fique atento às negociações
Uma boa negociação é aquela que beneficia ambos os lados, certo? Fique atento ao que é acordado com os fornecedores, de modo que você realmente consiga estabelecer parcerias que proporcionem descontos ou até mesmo vantagens exclusivas.
É importante que sua abordagem sempre seja eficaz, de modo que os fornecedores vejam em sua empresa um parceiro sólido, de confiança e que busca negociações com o mesmo nível de comprometimento.
Se você não tem conseguido negociações diferenciadas com seus fornecedores é essencial verificar, pois, a gestão de fornecedores também envolve a eficácia nas negociações.
4 Elabore um planejamento
O planejamento deve ser estruturado não só para que os colaboradores saibam o que cada um precisa fazer, em qual período de tempo, mas também não só pode, como deve ser apresentado aos fornecedores.
Isso porque, ao deixá-los cientes dos desafios e metas a serem atingidos pelo negócio, eles sabem qual parte dos resultados podem ser impactadas pelas ações deles.
Com um planejamento bem estruturado, não só a gestão dos fornecedores será mais clara e eficaz, como todos os processos e ações do negócio serão norteados pelas metas estabelecidas nele.
Dica: estabeleça Indicadores de Desempenho para analisar as ações do planejamento que vão sendo realizadas ao longo do tempo. Se tratando de gestão de fornecedores logísticos você pode acompanhar indicadores como custos, nível de serviço e índice de não conformidades, por exemplo.
5 Monitore os custos
Tão importante quanto prestar atenção nas negociações realizadas com fornecedores, é avaliar com regularidade os preços, identificando se eles estão sendo praticados acima, abaixo ou de forma equilibrada em relação aos preços do seu produto.
Quanto mais caro for o custo de operação para que seu produto chegue ao consumidor final, menor será a lucratividade da sua empresa.
Nesse sentido, antes de qualquer mudança, é preciso analisar com calma as métricas mapeadas até então – por isso a documentação das informações e negociações que falamos acima é tão importante – para depois pensar estrategicamente nas mudanças necessárias para equilibrar e ter um bom custo-benefício.
E então?
Você viu neste conteúdo algumas dicas valiosas para realizar a gestão de fornecedores no seu negócio. Grande parte delas não são novidade, mas, em contrapartida, por mais que sejam simples, muitas vezes são negligenciadas ou perdem sua efetividade ao longo do tempo.
Ao contar com fornecedores de qualidade, manter tudo documentado, ter um planejamento, acompanhar de perto as negociações e monitorar com frequência os custos junto aos fornecedores, com certeza você conseguirá gerenciá-los de forma excelente.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco. Agora, se você quer saber como calcular seu ROI junto ao fornecedor logístico, confira nosso conteúdo do blog!