Confira 7 dicas para preparar sua carga frágil para o transporte!

27/07/2020 Imagem destaque

Sua empresa conta com um fornecedor logístico terceirizado? Então este post com dicas de como preparar a carga frágil para transporte é para você!

Ainda assim, seja qual for o processo logístico a ser feito – próprio da organização ou por uma empresa parceira – é importante que a pessoa responsável por preparar as mercadorias para transportes preste atenção em alguns detalhes importantes, para assim garantir a integridade dos produtos.

Cuidar de logística não é apenas analisar as melhores rotas e cuidar do bom estado dos veículos. Estes são, sem dúvida, fatores importantes. Mas também é fundamental entender que o jeito como um produto ou matéria prima deve ser acomodada, pode fazer toda a diferença durante a viagem e em como ela chegará ao destino.

Por isso, neste texto vamos mostrar 7 dicas de como preparar sua carga frágil para o transporte. Continue a leitura e confira quais cuidados são essenciais!

1. Embalagens de qualidade e residentes

É muito importante que seja seguida! O local onde o produto será armazenado para então ser transportado, precisa ser devidamente adequado, a fim de manter o produto em bom estado, evitando que seja danificado.

Nesse sentido, utilize embalagens que sejam resistentes, elas podem ser tanto de papelão, quanto de plástico, apenas certifique-se que o material seja de boa qualidade. Isso vai evitar o impacto na carga, inclusive durante a movimentação, o carregamento e o descarregamento. 

É interessante que as caixas de transporte sejam do mesmo tamanho, porque facilita o empilhamento dentro do caminhão. Além disso, siga uma organização específica de carregamento das caixas, de acordo com a ordem de retirada. Isso evita movimentação desnecessária das caixas, que pode causar acidentes e danos nos produtos.

2. Embale os produtos individualmente

Além das embalagens maiores para o transporte de produtos frágeis, é importante dar atenção as embalagens individuais. Isso porque, cada produto possui suas características, como tamanho, peso, formato e material de fabricação. 

Ou seja, esses detalhes precisam ser considerados, para que a embalagem seja eficiente em proteger a mercadoria.

Existem casos em que lacres precisam ser usados e o material das caixas individuais devem ser bem firmes e resistentes, para que o produto não acabe sendo danificado durante o trajeto.

Ainda, tem produtos que não podem ficar soltos dentro das caixas. Para o transporte deles, é indicado o uso de isopor ou plástico-bolha, por exemplo.

3. Sinalize as caixas com carga frágil

Sinalize as caixas com carga frágil

Ainda que no setor logístico exista uma boa gestão do time, tenha em mente que por mais bem preparados que sejam os responsáveis pelo transporte, não cabe a eles saber e/ou definir o que é ou não uma carga frágil.

Então, é seu papel como responsável por preparar os produtos para transporte, fazer uma marcação nas caixas, em letras grandes e com a maior visibilidade possível.

Logo, todos os envolvidos na logística de entrega irão saber dos cuidados dedicados àquele transporte em especial. Essa ação evita transtornos em caso de quedas ou imprevistos, assim como facilita as providências a serem tomadas.

4. Carga frágil deve ficar por cima!

Esse é um fator básico quando se realiza o transporte de mercadorias: produtos frágeis devem sempre ficar por cima dos mais pesados.

Isso é óbvio, mas não custa nada enfatizar, já que é uma dica muito valiosa na hora de prezar pela integridade de cargas frágeis durante o transporte delas. 

Então, priorize sempre fazer as recomendações corretas, inclusive por escrito, porque isso vai assegurar o cumprimento do protocolo. 

Fique atento a isso, pois no caso de mercadorias quebradas ou danificadas de alguma forma devido à má organização no veículo, a consequência pode ser um prejuízo alto para empresa, sem falar que o cliente poderá ter o produto entregue fora do prazo.

5. Prefira transportadoras especializadas

Independente do fluxo de entregas que o seu negócio tem, é fundamental contratar uma empresa que seja especializada em transportar produtos frágeis. 

É interessante se organizar para conseguir acompanhar todo o processo de empacotamento ou escolher um profissional de confiança para fazer isso. 

Essa ação ajuda a maximizar a qualidade de todo o processo, permite a agilidade na percepção de falhas a serem corrigidas e de melhorias a serem feitas no acondicionamento das cargas.

O interessante de ter uma boa empresa de transportes como parceira do seu negócio, é que a mesma entra com um procedimento padrão, visando maior qualidade na logística e com procedimentos adequados para o transporte de cada tipo de mercadoria.

6. Proteja as pilhas de mercadorias

Outra dica muito importante para seguir na hora de preparar a carga frágil para transporte é colocar uma proteção geral em torno das pilhas de caixas. Sem isso, as mercadorias não estão devidamente protegidas para pegar a estrada.

Todas as caixas precisam estar bem fixadas, para que não caiam ou virem por causa da velocidade do veículo ou mesmo devido as curvas que serão feitas no trajeto.

Em contrapartida, cuide para não sobrecarregar o veículo com excesso de peso. Isso porque, a segurança do transporte vale para tudo e todos os envolvidos no procedimento. Lembre-se que respeitar os limites, é essencial para que a entrega tenha sucesso.

7. Tenha um rígido controle de frotas

De nada vai adiantar seguir as dicas anteriores, se os caminhões e veículos de transporte não estiverem com tudo em dia. Por isso, garanta que a frota, seja ela terceirizada ou própria, esteja em perfeitas condições.

Com os veículos em bom estado, tem-se maior otimização do transporte de carga frágil e esse controle evita acidentes na estrada, favorecendo uma entrega eficiente. Algumas ações a se fazer incluem:

-Monitorar o desgaste do caminhão;

-Realizar rodízio dos pneus;

-Trocar o óleo de acordo com as orientações do fabricante;

-Fazer manutenções preventivas;

-Distribuir sua frota de acordo com as características do transporte.

E então?

Neste conteúdo você viu 7 dicas para preparar sua carga frágil para o transporte alguns cuidados necessários em cada um dos pontos.

Grande parte dos cuidados o fornecedor logístico ficará responsável, mas enviar sua mercadoria para ele com a embalagem adequada é essencial para que, o que ficar por conta dele, seja efetuado com qualidade e garantindo a integridade da mercadoria.

Se você quer contar com um fornecedor logístico com ampla experiência no mercado e que garanta um transporte seguro e eficaz para a sua carga, clique abaixo e solicite uma cotação de frete conosco!

 

Solicitar cotação

COMUNICADO

Estamos com problemas em nossa linha de atendimento na filial de Rio do Sul – SC.

Entrem em contato através dos números:

(47) 9 8856-3532 – Compras
(47) 9 950-0834 – Comercial
(47) 9 9950-0451 – Financeiro


Agradecemos a compreensão.

COMUNICADO

 

Estamos com problemas técnicos em nossas linhas de atendimento na filial de Guarulhos – SP.

 

Entrem em contato através dos números:
(11)9 4741-7052 – COLETA
(11)9 4017-3011 – COLETA


Agradecemos a compreensão.