Confira 6 tendências na logística para 2020!

17/02/2020 Imagem destaque

O mercado de transporte está em constante transformação e acompanhar as tendências na logística é essencial, principalmente se você tem um negócio que depende expressivamente dele para escoar seus produtos.

Nesse sentido, neste conteúdo iremos falar sobre a importância de você acompanhar as novidades e apresentaremos algumas tendências para este ano! Continue a leitura e confira!

Por que você deve acompanhar as tendências na logística?

As negociações e até mesmo o fluxo adequado dos negócios só acontece se a logística está alinhada e em pleno funcionamento. Se o transporte rodoviário parar, muitas vendas e negócios podem ser comprometidos.

Acompanhar as tendências não só o deixa ciente quanto as possíveis evoluções do setor, como também, permite que você consiga estabelecer uma análise de como a sua empresa tem realizado o transporte das mercadorias e do que pode ser melhorado para agregar mais aos seus clientes.

Com as tecnologias cada vez mais facilitando o dia a dia de empresas, não seria por menos que elas também ganhariam espaço no transporte, como você vai ver logo adiante.

Same Day Delivery

A entrega de produtos para o seu cliente no mesmo dia da compra não é necessariamente uma novidade, principalmente se você tem um e-commerce.

Contudo, essa forma de atuação ainda é um desafio para boa parte dos negócios do mercado brasileiro. Com tantas opções disponíveis e com a concorrência cada dia maior em grande parte dos segmentos, a agilidade na entrega está deixando de ser vista como um diferencial, para se tornar uma necessidade.

A integração entre as informações do carrinho de compra e as de estoque são essenciais para oferecer ao cliente uma estimativa de entrega o mais próxima da realidade de operação possível.

E claro, além de conectar os canais de forma eficaz para que as informações sejam trabalhadas com agilidade, é essencial contar com pontos de distribuição perto do cliente.

Se você quer garantir mais qualidade na logística da sua empresa, é primordial que se tenha uma visão mais estratégica da armazenagem, de maneira a garantir que haverá essa entrega no mesmo dia atendendo as expectativas do cliente.

E mais do que isso, que você consiga estruturar uma linha de atendimento no qual os centros de distribuição e/ou armazenagem estejam em pontos estratégicos e próximos.

Entrega por drones

De acordo com informações publicadas no site O Globo no ano passado, a Amazon está para lançar a opção de entrega por drones. Segundo a Amazon, trata-se de um drone elétrico autônomo que poderia voar a uma distância máxima de 24 quilômetros, com capacidade para entregar pacotes de até dois quilos – o que representa a maior parte dos itens vendidos em seu site. A tecnologia estaria disponível para clientes do serviço Prime, e as entregas seriam feitas em até 30 minutos.

Claro que não necessariamente você precisará contar agora com essa tecnologia, entretanto é essencial que tenha conhecimento e do quanto isso pode transformar a logística no país.

Até porque, como você viu na matéria acima, o drone ainda apresenta algumas limitações como tamanho, peso, localização e condições de transporte.

Dependendo do produto que o seu negócio vende, os drones poderão vir a ser relevantes apenas quando essas limitações serem melhoradas ou resolvidas.

E ainda, de acordo com o conteúdo do site, não se sabe onde os drones da Amazon serão utilizados. No Brasil pode ser que essa tecnologia demore um pouco mais para ser usada, mas não se pode descartar a possibilidade de otimizar a logística com ela.

Rastreamento de radiofrequência

Em outro conteúdo aqui do blog falamos sobre o monitoramento de cargas e pontuamos um pouco sobre essa ação por meio de sinais de rádio.

O rastreamento por radiofrequência é uma tendência para este ano, já que é um mecanismo no qual o sistema envia sinais de rádio, onde é possível monitorar o movimento da mercadoria em locais fechados como túneis e subsolos.

Essa forma de monitoramento tende a crescer principalmente porque os sinais de rádio não são prejudicados pelos inibidores de sinais, por exemplo. Isso proporciona mais segurança e maior controle sobre a logística.

IoT – Internet das Coisas

IoT – Internet das Coisas

A Internet das Coisas opera entre dispositivos e sensores inteligentes. Ela basicamente atua trocando dados entre equipamentos e sistemas operacionais o que pode facilitar o controle das entregas e a gestão da logística da sua empresa na totalidade.

De forma resumida, ao utilizar a tecnologia de IoT, a troca de informações pode ser mais ágil e otimizada, garantindo que os dados estejam disponíveis nos locais adequados, sempre atualizados e que não dependam do intermédio humano para serem movimentados.

Conforme informações mencionadas no site TruggHub, as principais aplicações da IoT […] serão em monitoramento de cargas, controle de rota de veículos, gestão de estoque otimizada e no rastreamento detalhado.

Se você tem sua frota para efetuar a logística, procure se informar como os processos internos do seu setor podem ser otimizados e melhorados com a tecnologia IoT.

Caso você conte com um fornecedor logístico para efetuar toda a cadeia logística da sua empresa, essa tecnologia será ainda mais essencial para que você possa acompanhar em qual etapa se encontra a mercadoria do seu cliente.

Inteligência artificial

Falar de Inteligência artificial é falar de robôs. A ideia é encontrar uma maneira de recriar a capacidade de raciocínio humano para que eles sejam capazes de tomar decisões assertivas.

A grande vantagem é que eles podem trabalhar com um volume extenso de informações, o que permite que eles gerenciem a cadeia de suprimentos de forma eficiente e sistêmica.

De acordo com o site Capital Realty, uma das principais tendências no setor de logística para 2020 é a ampla adoção de sistemas de Inteligência Artificial. A principal vantagem dela […] é a coleta e análise de dados sobre os processos logísticos da sua empresa e detecção de padrões com potencial de otimização. A aplicação de AI vai desde traçar melhores rotas para entregas, até reorganizar o layout do seu estoque.

Sustentabilidade

A sustentabilidade não só estará em pauta em 2020 como também nos próximos anos. Conforme uma matéria do site da Confederação Nacional de Transporte (CNT), existem algumas práticas sustentáveis que podem ser adotadas no transporte rodoviário:

– Utilizar corretamente o Arla 32

– Utilizar e destinar corretamente os óleos lubrificantes

– Adotar boas práticas sobre baterias automotivas

– Praticar a ecocondução

– Realizar a manutenção preventiva.

Realizar o transporte das suas mercadorias adotando práticas sustentáveis é essencial. Isso porque, cada vez mais órgãos do setor ficarão atentos a isso e trabalharão para que a logística impacte menos possível no meio ambiente.

E então?

Você viu que apresentamos 6 tendências na logística para 2020. A grande maioria provavelmente você já ouviu falar ou até mesmo já colocou em prática no seu negócio.

Como você já deve saber, tendências não necessariamente se concretizam, contudo, é possível que aconteçam. Acompanhá-las não só trará uma visão de como anda e para onde andará o mercado, como também, podem colaborar para você efetuar uma investigação mais estratégica desse setor dentro da sua empresa.

As adequações não só na questão da sustentabilidade, mas até mesmo ao consumidor que cada dia se torna mais exigente, podem ser um caminho muito complexo e oneroso para o seu negócio.

Por isso, caso você precise de um fornecedor logístico que atue junto à sua empresa e que possa colaborar para proporcionar mais agilidade, tecnologia, eficiência e qualidade no transporte, entre em contato conosco clicando abaixo e faça uma cotação sem compromisso!

Solicitar cotação

COMUNICADO

Estamos com problemas em nossa linha de atendimento na filial de Porto Alegre – RS.

Entrem em contato através dos números:
(47) 99950-0691
(47) 99950-0752


Agradecemos a compreensão.