5 metodologias para aplicar e melhorar o gerenciamento logístico da empresa!

14/08/2020 Imagem destaque

São muitos os ganhos por fazer um bom gerenciamento logístico. Até porque, quando se fala em processos logísticos, estes precisam da utilização de vários recursos, desde tempo à mão de obra e claro, investimento.

Ao gerenciar essas operações com assertividade, é possível reduzir os gastos e aumentar a lucratividade do seu negócio. 

Além disso, por meio de um processo logístico inteligente e devidamente gerenciado, é possível reduzir desperdícios de combustíveis e ter gastos relativamente mais baixos de armazenamento de mercadorias.

Nesse sentido, como anda a gestão logística da sua empresa? Continue a leitura para conhecer 5 metodologias que ajudam a otimizar o gerenciamento das operações de transporte do seu negócio!

Qual é a importância de um bom gerenciamento logístico?

Um bom planejamento logístico é crucial para o sucesso contínuo da empresa, bem como, representa um grande diferencial para permanecer competitivo no mercado de transportes.

Quando existe uma gestão de logística devidamente estruturada, ela vai funcionar como base para o planejamento estratégico da empresa. A partir deste processo, outras áreas da organização podem apresentar melhores performances.

Essa sustentação que a logística oferece para os demais processos, ocorre por ser um procedimento que engloba desde a gestão da compra de insumos, até a entrega do produto ao cliente. Dentre as muitas vantagens de um bom gerenciamento logístico, vale destacar:

Redução de custos

É possível reduzir ao máximo os custos, sem perder eficiência no processo, apenas adotando boas práticas de gestão logística. Ter um plano bem alinhado para monitorar cargas, conferir inventários e rastrear a mercadoria, por exemplo, são ações que otimizam a eficiência logística.

Com isso, torna-se possível contornar os imprevistos e gargalos, extravios ou roubos de carga e até favorece a solução mais rápida no caso de acontecer alguma coisa fora do planejamento. Logo, tem-se não apenas economia monetária, como de tempo também.

Fidelizar clientes

É fato que quando a organização faz a cadeia logística acontecer de acordo com planejado, sem perder a qualidade imposta pelo cliente, a marca avança muito em direção à fidelização desse cliente.

Note que, a entrega da mercadoria é sempre algo que causa ansiedade ao consumidor. Claro que ele quer receber seus produtos dentro das condições acordadas, sem atrasos ou outros imprevistos desagradáveis. 

Então, é essencial ter um gerenciamento logístico de qualidade, para não frustrar o cliente, já que isso pode custar o fechamento de negócios futuros.

Nesse sentido, como ter tudo isso sob controle? A seguir, você pode conferir as 5 metodologias para fazer um bom gerenciamento logístico!

1 Metodologia 5S

Um dos métodos mais assertivos para um bom gerenciamento logístico se encontra nas ações sugeridas pela metodologia 5S. Se trata de uma das ferramentas da cultura Lean, que tem como foco direcionar as empresas para ter disciplina e criação de oportunidades de melhorias nos processos.

Consiste em 5 palavras: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. São os chamados sensos, que quando postos em prática, ajudam a reduzir desperdícios e aumentar a eficiência operacional.

Seiri – Senso da utilização

Está relacionado com a forma com que os recursos são utilizados, ferramentas, máquinas, equipamentos, etc. A ideia é evitar o que for desnecessário – separar o que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo. 

No gerenciamento logístico, é inteligente passar este senso aos seus liderados, para que todos estejam cientes de sempre identificar os melhores espaços para guardar as mercadorias e embalagens, bem como descarte de lixo e rejeitos, por exemplo.

Seiton – Senso da organização

Aqui, o que se propõe é ter maior eficiência ao organizar o ambiente de trabalho. Como responsável pelo setor de logística, você precisa passar aos colaboradores, a importância de cada coisa ter seu lugar.

Isso vai ajudar a eliminar o excesso de itens em estoque, por exemplo, bem como ferramentas e equipamentos que não funcionam. Ou seja, é arrumar tudo em seu devido lugar, para visualizar com mais facilidade o que está ou não sendo usado.

Logo, quando for preciso usar, vai ser fácil achar. Isso evita o desperdício de tempo e energia.

Seiso – Senso da limpeza

Obviamente é preciso manter tudo limpo, mantendo a higiene no ambiente, eliminando sujeiras, objetos desnecessários e resíduos. Depois de deixar tudo em ordem, deve-se manter um nível de limpeza constante.

Como metodologia de gerenciamento logístico, este senso tem como objetivo manter o ambiente mais agradável e seguro. E por consequência, uma rotina de trabalho mais eficaz, com menos probabilidade de erros e acidentes. O Seiso também envolve os cuidados com os veículos de transporte, bem como acondicionamento das cargas.

Seiketsu – Senso de saúde e padronização

O foco deste é manter os sensos anteriores. Além de manter o ambiente limpo – salas, banheiro, refeitório – é preciso cuidar da higiene pessoal também. 

Ainda é interessante haver uma padronização de ações a serem tomadas, prezando pela organização e limpeza. Essa padronização se estende também as placas, iluminação, padrão de cores, etc. Isso ajuda os colaboradores a reconhecerem determinado símbolo, mesmo que seja fora da sua área.

Basicamente, este senso ajuda a garantir o planejamento e execução das tarefas com maior assertividade. Organizar rotinas e otimizar operações.

Shitsuke – Senso de disciplina

O shitsuke está ligado ao comprometimento que os colaboradores precisam ter com todos os outros sensos. Mas seu conceito ainda é um pouco mais abrangente, envolvendo também o caráter do indivíduo, que deve ser honrado, educado e precisa manter bons hábitos.

Por isso, é necessário treinar novos funcionários, bem como fazer treinamentos periódicos com os antigos. Este senso busca firmar que todos os envolvidos no processo executarão suas tarefas com responsabilidade e seguindo os demais sensos. 

Para o setor logístico, estes são códigos de princípios morais não escritos que se resumem em otimização, organização, limpeza, disciplina e harmonia.

2 Os 5 Porquês

Esta é uma análise para encontrar a causa raiz de um problema – é uma metodologia simples, mas muito eficiente.

Com foco na qualidade plena de seus processos, o método 5 Porquês consiste em: depois de identificado o problema, questionar o porquê por cinco vezes, até que se encontre sua verdadeira causa.

Alguns dos benefícios deste método para o gerenciamento logístico são:

– Pode ser aplicada a qualquer momento, sem a exigência, por exemplo, de análises estatísticas apuradas ou consultorias técnicas especializadas

– Identifica a causa real do problema

– Baixo custo de operacionalização

– Flexibilidade: sua utilização é compatível com o uso de outras técnicas de identificação de causa raiz.

3 Ciclo PDCA

Esta metodologia de gerenciamento tem o objetivo de promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

A missão do ciclo PDCA é deixar os processos da gestão mais ágeis, claros e objetivos, com foco na causa e não nas consequências.

Fundamental para as rotinas da empresa e em especial na área logística, esse ciclo facilita as atividades de todos os colaboradores envolvidos em processos, deixando-os mais inteligentes e controlados. As fases consistem em:

– Planejar: Estabelecer os objetivos e as metas do ciclo. Quais problemas serão resolvidos.

– Fazer: Execução do plano, coleta de dados para posterior análise. É importante que o plano seja rigorosamente seguido!

– Checar: Monitoramento das atividades planejadas. Comparar o previsto com o realizado – quanto antes os resultados forem acompanhados, mais rapidamente você saberá se o planejamento deu certo e se os resultados serão atingidos.

– Agir: Correção das falhas encontradas no passo anterior. 

4 Gestão clara

Também chamada de gestão à vista, é utilizada para executar processos de comunicar e engajar os colaboradores. Nesta metodologia, informações relevantes são disponibilizadas à vista dos colaboradores e gestores, permitindo o acompanhamento de indicadores da área, status de projetos e tendências.

A prática deste método consiste em estabelecer os padrões visuais a serem adotados, como kanban (controle dos estoques e de produtos), indicadores luminosos e sinalizadores coloridos, por exemplo.

Assim, a gestão à vista tem como objetivo disponibilizar as informações necessárias de uma forma simples e de fácil assimilação, buscando tornar mais fácil o trabalho diário e também a busca pela melhoria da qualidade.

Isso vai ajudar os envolvidos a entenderem melhor as informações que devem ser seguidas. Logo, tem-se maior clareza e engajamento do time operacional e administrativo, que é essencial para uma operação logística bem-feita.

5 Benchmarking

Através deste processo é realizada a comparação de produtos, serviços e práticas empresariais – um valioso instrumento de gestão das empresas. Basicamente, o benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

O objetivo aqui é melhorar as funções e processos da organização, além de ser uma ótima ferramenta para superar a concorrência. Isso porque, o benchmarking analisa as estratégias e possibilita criar e ter ideias novas a partir do que já é realizado.

Isso quer dizer que você pode aprender com outras empresas que são líderes de mercado. Conhecimento nunca é demais, mantenha-se bem informado para passar isso aos seus liderados e fazer bom uso das informações.

E então?

Neste conteúdo você aprendeu 5 valiosas metodologias para melhorar o gerenciamento logístico da sua empresa. 

Quando colocadas em prática, você vai sentir a diferença e notar os bons resultados. Pode até parecer algo complexo, mas tenha em mente que depois de aplicadas, estas metodologias só tendem a facilitar as operações.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se você quer conferir dicas para gerir melhor seu time, confira nosso blogpost sobre Setor logístico: 9 dicas para você coordenar melhor seu time!