Logística no varejo: 5 dicas para tornar o transporte mais eficaz!

21/01/2020 Imagem destaque

Um dos grandes diferenciais que uma empresa, principalmente pequena e média, pode oferecer a seus clientes é a eficiência logística. A logística no varejo é um tópico tão importante que pode afastar ou atrair novos clientes.

Essa perspectiva pode ser determinante para o fracasso ou sucesso dos negócios. A área logística vem ganhando mais a atenção dos gestores que percebem uma oportunidade de proporcionar melhores serviços por meio de suas movimentações.

Empresas do varejo precisam estar atentas à otimização das suas operações, bem como, ao aprimoramento do relacionamento com seus consumidores.

A seguir, entenda a importância de investir na logística no varejo e confira as 5 melhores maneiras de tornar o seu transporte mais efetivo! Continue a leitura!

Entenda a importância de investir na logística no varejo

Para satisfazer os consumidores de maneira eficiente, existem etapas fundamentais que exigem atenção especial dos gestores, principalmente para a logística no varejo.

O grande objetivo é diminuir a probabilidade de falhas, evitar o aumento inesperado de custos, elevar a produtividade e também solucionar desperdícios e problemas na entrega.

A logística é um importante pilar na hora de estruturar essas soluções e pode ser uma grande aliada na estruturação de melhores processos, tornando-os mais eficazes.

Entre os benefícios de uma boa logística no varejo, de acordo com alguns pontos levantados em matéria do Blog Logística, estão:

Melhora na qualidade geral

Um bom planejamento leva a uma boa execução. Por fim, essa equação tem um resultado claro: maior qualidade dos serviços prestados. Existem alguns parâmetros que nos ajudam a detectar essa realidade.

Você poderá notar uma diminuição nos índices de avarias de itens em estoque, agilidade maior na realização de tarefas e um tempo de entrega reduzido. Estes são alguns exemplos práticos, mas existem muitos outros.

Diminuição considerável dos custos

Melhores práticas nas rotinas de trabalho resultam em custos menores, pois demandam menos tempo de trabalho para essas atividades.

Some a isto uma composição precisa do estoque, organização alinhada e um planejamento eficiente das rotas de entrega. É mais tempo para você investir em melhorar ainda mais o serviço ao invés de resolver eventuais problemas.

Aumento notável na eficiência

Processos mais estruturados vem de uma boa gestão logística de varejo. Isso quer dizer que cada etapa está bem definida, junto dos custos de cada atividade e um modelo bem direcionado sobre os seus procedimentos.

O objetivo é adquirir melhores resultados com menos esforços, fazendo as rotinas de trabalho se articularem de forma mais fluida.

Vantagem competitiva

Vantagem competitiva

Quando você passa a pensar a logística de acordo com a estratégia empresarial, é possível notar os objetivos da área em coerência com aqueles que a empresa preza, garantindo resultados mais satisfatórios.

De maneira resumida, com custos menores, uma qualidade gradativamente aumentada e agilidade nos serviços, sua empresa estará em vantagem em relação aos seus concorrentes.

Confira as 5 melhores dicas para tornar o transporte mais eficaz

Agora que você está por dentro das vantagens de um transporte mais eficaz, vamos apresentar alguns pontos fundamentais para que a logística seja executada com mais eficiência.

As dicas foram elencadas com base em um artigo do site Green Lakes sobre o tema!

1 Otimize e personalize o transporte de cargas

Se você busca otimizar o seu processo logístico, é preciso começar pensando no modelo de transporte utilizado. Nem sempre o mesmo modelo de transporte é ideal para todas as circunstâncias, por isso é preciso uma análise.

Faça um levantamento das diferentes modalidades de transporte e coloque os números no papel. Considere qual é a mais vantajosa para o seu processo de entrada e saída de mercadorias e quais custos envolvem suas operações.

A economia pode parecer pequena quando pensamos rapidamente, mas acaba fazendo toda a diferença para os resultados finais.

2 Invista em um bom planejamento

Muitos erros surgem quando o planejamento é apressado ou mesmo inexistente. Esse é um erro que não pode ser cometido. Um bom planejamento diminui uma série de riscos e ajuda no momento de tomar decisões para o futuro do negócio.

O planejamento deve ter como base três cenários básicos: pessimista, realista e otimista. A área de logística é acostumada com imprevistos e mudanças de estratégia, portanto é preciso estar à frente desse tipo de situação!

Através do planejamento, preveja quais são as situações inusitadas que podem ocorrer, as oportunidades para redução de custos e os benefícios diante de qualquer um desses três contextos.

3 Otimize o controle de percurso das mercadorias

Controlar o percurso das mercadorias significa lidar com um programa detalhado de qualidade, envolvendo entregas emergenciais, pontualidade na distribuição, entre outros fatores.

Nesse ponto é preciso estar atento a como será o auxílio de empresas terceirizadas em frotas. Você quer estar mais presente nesse processo e ter o controle da situação. Esse olhar aproximado pode melhorar bastante a qualidade e resultados do serviço.

Quando for assinar um contrato com uma empresa terceirizada, é preciso pesquisar bastante!

Ao contatar a empresa, peça certificações de negativas e tributos trabalhistas, conheça as pessoas por trás do negócio e, é claro, entre em contato com os seus clientes.

4 Utilize plataformas de frete

As plataformas de frete podem solucionar várias questões de logística no varejo. Neste caso, as empresas especializadas homologam e cadastram transportadoras previamente avaliadas, já identificadas como boas prestadoras de serviço no mercado.

É uma forma eficiente de manter o controle citado anteriormente, já que as informações são mantidas em um mesmo local e sem muito esforço. É possível, inclusive, fazer diversas cotações e compará-las de acordo com suas necessidades.

5 Conte com uma transportadora parceira

Conte com uma transportadora parceira

Uma transportadora parceira é aquela que consegue atender com eficácia as suas demandas e tem flexibilidade para se adaptar aos eventuais problemas que possam surgir em seu percurso.

É preciso que exista uma relação duradoura por trás do serviço e isso só é possível através da construção de comprometimento e confiança. Existem vários benefícios em estabelecer parcerias de longo prazo com o fornecedor logístico.

Essas parcerias podem ser rentáveis para você e possibilitar uma relação benéfica para ambos os lados. Com certeza isso trará processos mais eficazes e de melhor qualidade.

Quer uma parceira experiente, comprometida e que realmente possa agregar mais qualidade para a sua logística no varejo? Então entre em contato conosco e saiba como podemos contribuir de forma assertiva para a logística da sua empresa!

Solicitar cotação

 

COMUNICADO

Por motivos de problemas técnicos em nossa linha telefônica,
o telefone principal da matriz estão com problemas.

Entrem em contato através dos números
(47)3521 6268
(47)3521 7117
(47)3521 7180
(47)3525 4808
(47)3525 5350.

Agradecemos a compreensão.