5 ferramentas de gestão para ajudá-lo a gerenciar as atividades logísticas!

22/02/2021 Imagem destaque

Você está tendo problemas com as operações logísticas na sua empresa? Saiba que você não está sozinho nessa, uma vez que esta é uma tarefa desafiadora, que requer alguns truques para ser executada da melhor forma possível, incluindo boas ferramentas de gestão.

Com as ferramentas certas para te auxiliar, a gestão das atividades logísticas ficará mais fácil e assertiva. Agora, chegamos a outro ponto: quais ferramentas de gestão de transporte fazem sentido para seu negócio?

Pensando nisso, separamos as 5 melhores ferramentas de gestão, que você pode conferir a seguir e identificar quais se encaixam melhor nas demandas logísticas da sua empresa!

1. O TMS (Transportation Management System) é uma das ferramentas de gestão mais eficientes

Conhecido como Sistema de Gerenciamento de Transporte, o TMS é um dos softwares mais populares e eficientes quando o assunto é melhorar a qualidade e produtividade de todo o processo de logística.

As funcionalidades desta ferramenta de gestão podem variar de acordo com a empresa que oferta, mas no geral, dentre as muitas vantagens de investir em um software TMS, destaca-se:

  • Controle de Manutenção de Frota;
  • Faturamento do transporte;
  • Controle de Estoque;
  • Rastreamento; 
  • Auditoria de Frete;
  • Análise de Rentabilidade.

A Signa ainda completa que, um TMS permite obter o custo mínimo de operação, pois permite visualizar e controlar todos custos inerentes à gestão de transporte, controlar a qualidade dos serviços realizados interna e externamente ou por terceiros e estabelecer metas de qualidade conforme as necessidades. 

Também aumenta a disponibilidade da frota, prevendo possíveis problemas que possam ocorrer nas partes mecânica e elétrica do veículo e informações detalhadas e de fácil acesso que permitem uma rápida tomada de decisão.

2. Software de rastreamento de mercadorias

Rastreamento em tempo real é uma tecnologia fundamental nos processos de transporte. Pense que além de ajudar a lidar com cliente que teve a mercadoria entregue fora do prazo, um software para essa finalidade na sua empresa pode significar maior controle sobre um panorama geral das operações.

Uma carga atrasou? O software de rastreamento de mercadorias mostrará quais empecilhos podem ter gerado essa situação. Assim, você terá uma justificativa perante o cliente e ainda terá informações valiosas para saber como impedir que tais problemas se repitam no futuro.

Além de passar mais segurança e confiabilidade ao cliente, um software de rastreamento de mercadorias é uma das melhores ferramentas de gestão de cargas, porque ajuda no aumento na produtividade e redução de custos. 

Isso porque, ao ter as localizações exatas das mercadorias, você poderá trabalhar com prazos mais assertivos e criar estratégias mais eficientes.

3. ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP – Enterprise Resource Planning, que em português significa Planejamento dos Recursos da Empresa, trata-se de uma ferramenta de gestão que automatiza e monitora os processos logísticos na sua cadeia operacional.

Algumas de suas principais funcionalidades incluem:

  • Controle da frota;
  • Emissão de documentos,
  • Controle de custos, receitas e despesas;
  • Históricos dos clientes.

Segundo a Gestran, um ERP registra todos os dados referentes a clientes, fornecedores, colaboradores, produtos, vendas, compras, pagamentos e impostos.

O software também atua como um integrador de operações e informações, mantendo todos os dados da empresa armazenados e seguros.

Ou seja, uma ferramenta de gestão completa, que garante benefícios como:

  • Redução de custos;
  • Redução de gargalos;
  • Aumento de produtividade;
  • Entrega no prazo.

4. WMS (Warehouse Management System)

O controle de estoque é primordial para o gerenciamento logístico, neste cenário, o WMS é uma ferramenta de gestão de transporte muito útil, que alinha as atividades desde o recebimento, separação, armazenagem e expedição da carga.

Também chamado de Sistema de Gerenciamento de Armazém, o WMS é um software que controla basicamente todas as informações do estoque da empresa, otimizando assim, todas as operações que envolvem este setor.

Por meio de códigos de barras nos produtos, dispositivos móveis utilizados pelos profissionais para controlar o estoque acessando o WMS e redes wi-fi, que formam uma infraestrutura digital, essa ferramenta de gestão é capaz de otimizar os processos logísticos da sua empresa.

Dentre as principais vantagens do Warehouse Management System para o setor logístico, a Quebeck Automação destaca:

  • Aumento da confiabilidade do processo de estocagem (diminuição de custos de logística devidos a erros);
  • Otimização do espaço físico;
  • Melhoria da produtividade;
  • Agilização do processo de estocagem e expedição;
  • Controle de saída e entrada de mercadorias (aumento da segurança);
  • Controle de produção individual e coletiva;
  • Aumento da vantagem competitiva da empresa;
  • Aumento da satisfação do cliente.

5. CRM (Customer Relationship Management)

Este é um software mais geral, comumente usado por vendedores para controlar os processos comerciais. No entanto, suas funcionalidades podem ser muito úteis para o setor logístico, sendo uma das ferramentas de gestão mais eficazes para este setor.

Gestão de relacionamento entre fornecedores e clientes é essencial para o sucesso das operações logísticas, e é aqui que entram as funcionalidades do CRM – Customer Relationship Management, que em tradução para o português, é Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Okay, mas como o CRM pode ajudar na gestão de transporte? 

Este sistema serve para armazenar, de forma clara, bem estruturada e relevante, todas as informações obtidas das relações que a empresa tem com o cliente, gerando assim, um valioso banco de dados.

Com essas informações valiosas, o gestor logístico poderá identificar erros e falhas no processo, bem como saber qual a melhor solução para corrigi-los, baseando-se em experiência reais, opiniões dos clientes e provas concretas de tentativas x erros.

Ou seja, um CRM só tem a contribuir com a qualidade das suas operações de transporte, acompanhando em tempo real o desempenho da empresa, e ajudando a desenvolver estratégias cada vez mais assertivas para os seus clientes.

E então?

Pronto, apresentamos 5 ferramentas de gestão que tem grande potencial para alavancar os processos logísticos da sua empresa.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil, e possa ajudar no sucesso contínuo do seu negócio. Mas, caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco

Aproveite e mantenha-se atualizado, acesse nosso conteúdo sobre Logística 4.0: saiba o que é e por que sua empresa deve ficar atenta a ela!

Atenção:

 

Problemas técnicos nas linhas
telefônicas da unidade de Guarulhos

 

Telefonia fixa: (11) 2412-4579 e (11) 2412-2720
(Intermitente com problemas)

 

Favor, utilizar os alternativos:
(11) 96430-2037 / (11) 96357-0158  Também Whatsapp.