A distribuição logística é primordial para o crescimento além do mercado local!

29/03/2021 Imagem destaque

Atender diferentes praças, em regiões diversas, garantindo satisfação dos clientes, é de encher os olhos não é mesmo? E se eu te dizer que uma distribuição logística bem estruturada pode tornar esse cenário realidade no seu negócio?

É sobre isso que vamos falar hoje, como a distribuição, com quantidade de mercadorias certa, no momento certo e no lugar certo, são fatores de peso e decisivos para garantir a satisfação do seu cliente e um retorno de investimento atrativo para o seu negócio.

A última coisa que você deve fazer é ignorar a distribuição logística. Continue a leitura e descubra alguns insights importantes sobre ela!

Novas tendências de mercado impactam na sua distribuição logística

Em um cenário comum, a mudança no comportamento do consumidor e a migração para o digital são realidade, sem dúvidas. Mas, frente a pandemia da Covid-19, essa renovação constante no estilo de consumo, é ainda mais forte e evidente. 

E isso é refletido não apenas no consumidor final, mas também quando falamos em transações entre empresas. Então se o seu modelo de negócio é B2B, essa tendência também faz parte do seu campo de atuação.

Estudos sobre o cenário econômico em 2020, em decorrência da pandemia sanitária que temos enfrentado, mostram altos picos de vendas digitais, como a Black Friday e o Natal.

De acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), no feriado religioso, por exemplo, o e-commerce cresceu 15,5%, em comparação ao mesmo período de 2019. 

Consequentemente, com o mercado já fortemente aquecido, devido ao distanciamento social e ao crescimento do consumo digital, foi possível acompanhar o fortalecimento das novas tendências que passarão a ser vistas além de 2020.

Você pode estar pensando… o que isso tem a ver com o meu negócio?

Sim, o seu cliente está nos dados que mostramos anteriormente. Para chegar até ele, a sua distribuição logística precisa ser cirúrgica. Independente do ramo da sua empresa, na busca por atender clientes em diferentes regiões, para alavancar seus negócios, a entrega das mercadorias precisa ser estratégica, com prazos atrativos.

Pense que os serviços e produtos que a sua empresa oferta para outra organização, é em prol de alguém lá no final da linha, o consumidor final. Ou seja, você precisa se adequar para oferecer o melhor para o seu cliente, alinhado a este que por sua vez, vai conseguir oferecer o melhor para o seu respectivo público.

Outros cenários de negócios B2B se mantêm apenas entre empresas, do início ao fim. Mas mesmo nesta realidade, as mudanças de comportamento do cliente, precisam ser percebidas. Frente à era da informação e tecnologia, não usar isso a seu favor é deixar a concorrência passar na frente.

Infográfico: Como otimizar prazos de entrega se, aumentar o custo da logística

Indo além do mercado local 

Já pensou em quantas oportunidades você perde por não expandir a atuação da sua empresa para outras regiões? É possível mudar isso!

O ponto-chave para expandir a atuação da sua empresa para outras regiões é uma boa estruturação logística. Ou seja, contratar um fornecedor logístico com potencial para contribuir com essa expansão. Neste ponto, considere uma transportadora que:

  • Tenha filiais e/ou parceiros confiáveis em pontos estratégicos nos trajetos que a sua empresa precisa para realizar as respectivas operações;
  • Atenda cidades chaves nas rotas dos destinos da sua empresa;
  • Possua uma frota moderna e em bom estado de conservação.

Já ouviu falar em “entrega de última milha”?

Quem diria que as entregas iriam se tornar um diferencial competitivo. Na verdade, muitas pessoas, empreendedores, empresários que se mantêm alinhados com a constante evolução do mercado consumidor. 

Algo que tem se mostrado decisivo na competitividade logística são as últimas rotas – entrega de última milha. Isso significa, o trajeto entre os centros de distribuição das empresas ou os momentos finais do transporte até a entrega final para o cliente.

Neste ponto, uma opção que vem se mostrando eficaz é o transporte de cargas fracionadas. Nessa modalidade, não é preciso fretar um caminhão inteiro para levar a sua carga. Quando a demanda não enche um caminhão todo, é possível dividir o custo com outras empresas que também não possuem material o suficiente para um carregamento completo.

Mas além de reduzir custos, o transporte de carga fracionada agiliza todo o processo logístico, ao utilizar carros menores para a entrega das mercadorias. Veja mais detalhes no vídeo a seguir:

Fracionado industrial: A modalidade logística ideal para negócios B2B!

Quando mencionamos a palavra fracionada, pode soar como entregas pequenas, mas não. Aqui, estamos falando de carga fracionada com pesos mais relevantes, comuns na entrega de mercadorias entre empresas, chamado de fracionado industrial. 

Ou seja, são produtos que geralmente ficam entre 200 e 4.000 kg, e precisam de processos logísticos mais perspicazes quando se trata de agilidade e menor prazo para as entregas. Quer saber mais sobre a carga fracionada para negócios B2B? Clique abaixo e entre em contato conosco!

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Importância de uma distribuição logística bem estruturada

A crescente necessidade de flexibilização na distribuição logística é essencial para atender clientes em diferentes regiões, expandindo suas praças de atuação e fidelizando clientes em diferentes localidades.

Neste cenário, o redespacho é uma solução que se mostra muito vantajosa. Nela, a operação é feita pela transportadora que você contratou, que por sua vez conta com parceiros logísticos em diferentes regiões, permitindo que a entrega das mercadorias seja mais rápida, com garantia de segurança e qualidade.

E se mesmo com tudo o que te mostramos até aqui, você ainda tiver dúvidas sobre a necessidade de uma distribuição logística bem estruturada, separamos alguns exemplos de empresas que têm a logística como diferencial no negócio.

Natura

Renomada no setor de cosméticos no Brasil, a Natura faz a entrega eficiente de seus produtos em todo o território nacional e também em outros países da América Latina. Alguns fatores que a destacam neste setor incluem:

  • Utilização de tecnologia para otimizar as entregas dos pedidos, tanto dos seus varejistas e demais revendedores, como as compradas no e-commerce da marca;
  • Centros de distribuição organizados no conceito de Armazém Vertical. Um modelo de gestão de estoques que armazena os produtos de acordo com a data de validade, frequência de vendas e disponibilidade;
  • Processos logísticos com responsabilidade social e ambiental, incluindo embalagens desenvolvidas com material reciclado e refis para produtos, que reduzem a produção excessiva de resíduos.

Amazon

A multinacional Amazon também deve muito de sua popularidade às operações logísticas que realiza. Quando o assunto é inovação na forma de distribuir os produtos, a empresa está a frente.

Pioneira em várias modalidades de entregas eficientes e tempo recorde, a Amazon já trabalhou e trabalha com:

  • Bicicletas;
  • Drones;
  • Táxis;
  • Uma frota própria.

Outros dois principais exemplos sobre a excelência em logística da Amazon dizem respeito ao foco na redução do prazo de entrega e utilização de análise precisa de dados, para entender e antecipar as demandas dos seus clientes.

Unilever

Por fim, vale destacar a distribuição logística realizada pela multinacional Unilever, que foi cirúrgica na forma de realizar essa etapa em seus canais de venda.

Criou os chamados Centros de Excelência, onde é controlado todos os processos de armazenagem, transporte e por fim, distribuição. O que chama atenção nessa última etapa, é que a empresa desenvolve estratégias de acordo com a região de entrega.

Presente em todo o mundo, a Unilever não ignorou o fato de que seus representantes, revendedores e lojistas, estão em diferentes regiões que possuem suas peculiaridades e formas de consumo. Logo, cada um dos seus centros mundo afora tem funcionamento adaptado com a realidade do local. 

O resultado, como sabemos, é mais que eficiente, já que a marca conquista cada vez mais fãs por todo o mundo.

Torne as oportunidades em realidade com uma boa distribuição logística!

Não fique apenas no “e se” minha empresa atuasse em determinada região, contasse com frete para certa cidade, estado, etc. Com uma boa estrutura para o transporte das mercadorias essa pode ser um diferencial competitivo no seu negócio.

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