Um fornecedor ou vários – como posso melhorar minha logística?

10/10/2019 Imagem destaque

Como melhorar minha logística? Essa é uma pergunta que faz parte do dia a dia de qualquer gerente de compras – e a sua resposta é, talvez, a mais importante para o sucesso de uma empresa! 

Uma boa logística pode cortar custos, reduzir prazos e tornar todo o processo de gestão mais natural e bem-sucedido no curto e no longo prazo.

Dentre as muitas decisões que implicam resultados logísticos, a escolha da quantidade e da forma de seleção dos fornecedores é a mais essencial de todas.

A seguir, entenda como a escolha de apenas um ou mais parceiros implica diretamente na qualidade e nos rendimentos da logística da sua empresa! Continue a leitura!

Quais as vantagens de ter diversos fornecedores?

O que costuma motivar empresários e gerentes de venda a escolherem diferentes fornecedores é a possibilidade de conquistar o menor custo possível em todas as frentes do fornecimento.

O poder de negociação é maior quando você pode barganhar com diferentes profissionais, já que todas as propostas podem influenciar nas seguintes, dando a seu negócio a posição de liderança nas negociações.

Além disso, é inegável que contar com mais de um fornecedor pode ser um grande aprendizado na troca de conhecimentos e experiências sobre a forma de lidar com os produtos.

Essa troca pode ser um caminho para melhorar sua logística e gerar grandes resultados, além da criação de importantes conexões profissionais que podem durar por toda sua carreira.

Por mais que todas essas questões sejam vantajosas, elas podem esconder problemas e desafios que, em médio e longo prazo, podem prejudicar as relações comerciais e, consequentemente, o desempenho gerencial da empresa.

Por que a pluralidade de parceiros pode não ser uma boa escolha?

Lidar com várias frentes de fornecimento pode esconder diversos impasses. A primeira dificuldade encontrada por grande parte dos gestores é na sincronização dos prazos e dos ritmos de diferentes empresas.

Trabalhar com uma série de pontos de partida complica o alinhamento de todo o fornecimento, o que faz com que a falta de integração entre as equipes provoque sérios prejuízos para quem opta por diversos fornecedores.

Esse problema pode prejudicar prazos, diminuir a capacidade de comunicação dentro da empresa e até causar falhas na coesão interna. Possíveis atrasos tornam-se comuns e a empresa tem sua logística travada.

A eventual perda de prazos pode também interferir na relação com os clientes, já que será impossível proporcionar entregas coesas e em uma pequena janela de tempo. Ao invés disso, todas as decisões vão depender de uma série de pessoas e etapas.

Essa incapacidade de dar respostas claras quanto aos prazos pode fazer com que seu negócio perca muitos clientes!

É preciso ponderar também o transporte dos produtos. Diferentes fornecedores podem demandar formas particulares de recebimento e entrega dos itens, o que significa vários processos para que a logística tenha que se ocupar.

É claro que é possível montar estratégias que lidem com todas essas questões de uma maneira coerente. Nesses casos, mais de um fornecedor pode ser um bom caminho, mas é preciso ter ponderação.

Saber compreender as relações mantidas com os parceiros e saber prever cenários positivos ou negativos faz parte da vida de todo gerente de vendas, ou empreendedor que se pergunta: como posso melhorar minha logística?

Veja, no item seguinte, como a escolha de apenas um fornecedor pode descomplicar as suas questões logísticas e beneficiar o seu negócio.

Como melhorar minha logística ao escolher apenas um fornecedor?

A escolha de um só fornecedor pode ser a grande solução para quem enfrenta problemas de logística, já que beneficia a relação estabelecida com a empresa escolhida para a entrega de todos os produtos.

O ponto mais marcante é que a sua empresa provavelmente será prioridade de um fornecedor engajado em suprir todas as suas necessidades.

A relação torna-se muito mais próxima e a tendência é que todas as suas demandas sejam respondidas de maneira eficaz e instantânea – até mesmo aquelas que surgem de última hora!

O outro ponto que ganha destaque nessa relação é a capacidade de formar sua logística em torno de datas e modos de transporte claros e definidos previamente com um parceiro único e que compartilha de seus objetivos quase que completamente.

Mesmo que o preço de cada um dos setores de produto aumente com apenas um fornecedor logístico, já que a capacidade de barganha será menor, todo esse valor será recuperado na redução dos custos de operação e na satisfação dos clientes.

Ao trabalhar com apenas um fornecedor, é possível fornecer perspectivas de preços e prazos com uma precisão completa, graças à capacidade de traçar uma estratégia detalhada e sem margens para problemas ou variações.

É evidente que, diante dos pontos expostos, optar por apenas um fornecedor pode ser a alternativa mais assertiva para grande parte dos negócios. Mesmo nesse modelo, porém, existem riscos que precisam ser ponderados, conforme abordaremos a seguir.

Existem riscos nesse modelo de parceria? Como superá-los?

É importante frisar que existem riscos na escolha de um só fornecedor. O maior deles, provavelmente, é a possibilidade de que eventuais problemas na empresa parceira afetem completamente a sua logística.

Não haveria, nesse caso, nenhum caminho alternativo ou a garantia de que alguns produtos, ou setores seguiriam o fornecimento natural. É por isso que os cuidados nesse tipo de escolha são essenciais!

Considerando todos os pontos apresentados nesse texto, pense na melhor forma de evoluir a sua logística e opte apenas por uma empresa com a devida experiência, qualificação e tecnologia para atender suas demandas.

Referência absoluta nos segmentos de transporte e logística, a Mirindosul é a solução perfeita para quem busca por mais confiança, qualidade e pleno alinhamento às suas necessidades organizacionais.

Por meio de um sistema de controle informatizado, que garante mais segurança e eficiência em seus transportes, a empresa atua com matriz em Rio do Sul e filiais em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Itajaí.

Com essa estrutura e o apoio de agências em Brusque, Timbó, Lages e Caxias do Sul, a Mirindosul estende as suas atividades a todo o Brasil com os mais diversos serviços de transporte.

Quer saber ainda mais sobre como melhorar a logística e garantir os melhores resultados para a sua empresa? Então continue acompanhando o nosso conteúdo exclusivo! Se desejar, entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento sem compromisso!

Solicitar cotação

COMUNICADO

Por motivos de problemas técnicos em nossa linha telefônica,
o telefone principal da matriz estão com problemas.

Entrem em contato através dos números
(47) 99950-0834
(47) 99950-0928
(47) 99950-0520

Agradecemos a compreensão.