Transporte de produtos químicos controlados: saiba o que a transportadora precisa ter para poder efetuá-lo com segurança!

23/04/2020 Imagem destaque

Uma das áreas da logística que mais envolve autorizações e certificações é o transporte de produtos químicos

Isso porque, este tipo de carga, se não for manuseada da maneira correta, pode causar acidentes, trazendo riscos para a saúde humana e o meio ambiente.

Nesse sentido, uma transportadora que lide com este tipo de produto deve contar com uma estrutura adequada, licenças e certificações conforme a legislação prevê, para assim garantir um transporte seguro e eficiente.

Neste conteúdo você verá o que é necessário para realizar o transporte de produtos perigosos, quais são as principais licenças e certificações, qual a importância de contar com fornecedores logísticos certificados, e ainda, quais são as licenças que a Mirindosul possui! Continue a leitura e confira!

O que é necessário para realizar o transporte de produtos químicos?

O transporte de produtos químicos demanda diversos cuidados e medidas de segurança por parte da transportadora, pois lida com substâncias que podem trazer riscos à saúde, à segurança pública e ao meio ambiente. 

Um produto é considerado químico quando possui um ou mais ativo pertencente à tabela periódica e que representa os riscos citados. Estes produtos são distribuídos nas seguintes classes:

– Classe 1 – Explosivos

– Classe 2 – Gases

– Classe 3 – Líquidos Inflamáveis

– Classe 4 – Sólidos Inflamáveis

– Classe 5 – Substâncias Oxidantes e Peróxidos Orgânicos

– Classe 6 – Substâncias Tóxicas e Substâncias Infectantes

– Classe 7 – Material Radioativo

– Classe 8 – Substâncias Corrosivas

– Classe 9 – Substâncias e Artigos Perigosos Diversos.

Mas é preciso destacar que cada produto possui suas características próprias e, portanto, não apresenta os mesmos níveis de periculosidade que outras substâncias.

Conforme o site Dinâmica Despachante, entre as medidas de segurança necessárias para realizar o transporte de produtos perigosos estão:

– A avaliação da conformidade dos veículos e equipamentos de transporte de produtos perigosos a granel por meio de inspeção ou certificação

– Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) para o motorista

– Kit de emergência e equipamentos de proteção individual (EPI)

– Entre outras determinações.

Outro item indispensável é o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), que apresenta todas as informações sobre a carga transportada.

Também é importante que a transportadora conte com o documento fiscal e a declaração de carga com uma descrição completa do produto transportado. 

Além disso, existem diversas licenças e certificados necessários, que podem variar conforme a carga transportada. Confira a seguir quais são os principais!

Licenças e certificados que a transportadora deve ter

Para garantir um transporte de produtos químicos seguro e eficiente, é preciso estar atento às principais licenças e certificados que a empresa de logística deve ter. 

O primeiro é o certificado de treinamento do motorista, assegurando que ele esteja capacitado para lidar com este tipo de carga. 

Já em relação às condições do veículo utilizado para o transporte, é essencial que a transportadora possua o Certificado de Inspeção Veicular (CIV) e o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP). Assim, garante-se que o veículo foi devidamente inspecionado e está preparado para realizar o transporte.

O Comprovante de Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), por mais que seja um documento geral e não específico ao transporte de produtos perigosos, também é um item obrigatório para o seu fornecedor logístico

Quanto às certificações para transporte, a transportadora deve possuir a Licença do IBAMA, que é, basicamente, uma autorização ambiental para o transporte interestadual de cargas perigosas. 

Além disso, também é preciso contar com a Licença de Produtos Químicos Controlados, Licença Ambiental de Operação, Certificado de Regularidade do IBAMA e ainda, a Licença da Polícia Federal.

Busque por fornecedores logísticos certificados

Como você viu, o transporte de produtos químicos exige muitos cuidados, autorizações e documentos por parte da transportadora.

Por isso, é fundamental que você busque atuar com parceiros logísticos certificados e com uma estrutura adequada para a sua demanda. Uma empresa que não atenda aos requisitos mínimos pode trazer diversos prejuízos para o seu negócio, além de colocar em risco a saúde de todos os envolvidos com a carga.

Desta forma, transportadoras capacitadas podem trazer um maior ganho de produtividade para o seu transporte, e até mesmo influenciar na redução de custos da operação.

É preciso entender esta relação comercial como uma parceria, onde ambas as empresas obtêm seus benefícios e oferecem vantagens para seu parceiro. 

Outro ponto de atenção ao escolher seu fornecedor é a experiência que o mesmo possui com o tipo de carga que você precisa transportar. 

Contar com todos os certificados e autorizações necessárias é fundamental, mas o entendimento completo da sua demanda e da adequação do serviço também são essenciais para um transporte eficiente.

Em relação à estrutura da transportadora, os diferentes tipos de produtos químicos podem exigir variados equipamentos para as cargas. A diferença está principalmente nos produtos secos, molhados e à granel. 

Nesse sentido, sempre verifique com sua transportadora se ela possui os equipamentos corretos para a sua carga, afinal, é essencial que um equipamento voltado a um determinado produto químico não transporte outro, o que poderia danificar a carga.

Confira as certificações e licenças da Mirindosul!

O transporte de produtos químicos controlados e perigosos necessita de certificados e licenças para que possa garantir maior segurança para a carga e as pessoas envolvidas no processo. 

Por isso, na Mirindosul Transporte e Logística contamos com as seguintes licenças e certificações relacionadas ao transporte de produtos químicos: 

– Licença do IBAMA

– Licença de Produtos Químicos Controlados

– Licença Ambiental de Operação

– Licença IBAMA Interestadual

– Certificado de Regularidade do IBAMA

– Licença da Polícia Federal

– E ainda, com a licença da FEPAN (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) que permite efetuar o transporte de produtos químicos dentro do Estado do Rio Grande do Sul. 

Desta forma garantimos uma logística segura, devidamente enquadrada na legislação e controlada pelos órgãos competentes.

Para entender mais sobre nossos serviços e solicitar uma cotação de transporte sem compromisso, clique abaixo!

Solicitar cotação

COMUNICADO

Estamos com problemas em nossa linha de atendimento na filial de Rio do Sul – SC.

Entrem em contato através dos números:

(47) 9 8856-3532 – Compras
(47) 9 950-0834 – Comercial
(47) 9 9950-0451 – Financeiro


Agradecemos a compreensão.

COMUNICADO

 

Estamos com problemas técnicos em nossas linhas de atendimento na filial de Guarulhos – SP.

 

Entrem em contato através dos números:
(11)9 4741-7052 – COLETA
(11)9 4017-3011 – COLETA


Agradecemos a compreensão.