Como o Planejamento de Distribuição contribui para o equilíbrio entre oferta e demanda?

09/07/2021 Imagem destaque

Dentro de um universo empresarial e num planejamento de distribuição é necessário reconhecer alguns pontos de melhoria. Mas, o que ninguém sabe é que é muito comum não saber quais as soluções ideais a fim de aprimorar os processos, assim como também, arrumar os estoques e insumos do negócio.

Muito importante prestar muita atenção ao DRP (Planejamento de Distribuição) pois, talvez, ele seja a ferramenta ideal para você realizar essas tarefas.

Geralmente são observados desperdícios e falta de produtos nas lojas e, enquanto isso, eles se encontram nos centros de distribuição. Para descobrir onde acontecem é preciso uma análise, e o DRP pode te ajudar nisso.

Veja bem, a chave para o sucesso está em automatizar e comunicar todo planejamento. Hoje vamos pontuar algumas dicas eficientes para a criação de um Planejamento de Distribuição. Acompanhe.

O que é um Planejamento de Distribuição?

Planejamento de Distribuição é um termo proveniente do inglês (Distribution Requirements Planning) e, por isso, também é reconhecido através da sigla DRP. Ele age principalmente na distribuição dos produtos que encontram-se nos Centros de Distribuição, antes de encaminhá-los aos Pontos de Vendas.

O DRP costuma indicar alguns itens quanto às mercadorias que serão enviadas, qual a quantidade ideal, o tempo necessário e com qual maneira serão entregues às lojas. Os fundamentos para que o DRP seja capaz de fazer tais sugestões é calculado através de pontos básicos como: o padrão médio de vendas de cada PDV; o prazo para o produto sair do CD e chegar aos pontos de venda; a regularidade que eles precisam ser repostos e o estoque adequado para que cada produto tenha uma margem de segurança produzida.

“A principal funcionalidade do DRP é realizar a distribuição de produtos que são acondicionados em Centros de Distribuição”

Conforme esses itens você conseguirá calcular o volume de estoque para cada um dos pontos de vendas. É o próprio DRP que faz esses cálculos e sugere as reposições. Agora, veja um exemplo para mostrar melhor o conceito de DRP online. Acompanhe.

Imagine que uma rede de lojas de roupas comercialize calças jeans de um determinado fornecedor. Cogitando que uma das lojas dessa rede venda 500 calças por mês e que a reposição do produto deve acontecer a cada semana.

Então, o estoque de segurança é mantido com a margem de 50 unidades do produto e a viagem entre o Centro de Distribuição mais perto dessa localização demora 5 dias. O DRP online fará a combinação desses dados, além de considerar outras informações, que abordaremos mais para frente neste post, para definir a sugestão da quantidade e de quando é melhor mandar mais sandálias para o ponto do varejo.

Como o Planejamento de Distribuição contribui para o equilíbrio entre oferta e demanda?

Como deve ser estruturado um planejamento de distribuição?

O plano de distribuição deve considerar esses fatores e ter as necessidades dos consumidores finais como maior referência. Quanto mais preciso for esse ajuste, mais otimizado será o nível de estoque e mais livre será o caixa da empresa. O desempenho geral, incluindo colocação de produtos e preços competitivos, ajuda a construir a fidelidade do cliente.

O primeiro passo é escolher um canal de distribuição. Em seguida, estabeleça indicadores que permitam controlar o nível de estoque do PDV. O objetivo é coletar dados que subsidiem a tomada de decisão do gestor, fundamental para uma distribuição com base na demanda do consumidor.

Esses dados são a base para o planejamento e o monitoramento dos resultados. Portanto, os indicadores desempenham um papel importante na verificação. Eles não estão apenas mostrando o que está sendo feito, mas também ajudam a medir a eficácia das estratégias de vendas de PDVs.

“Quanto mais preciso for esse alinhamento, mais otimizado é o nível do estoque e mais livre fica o caixa da empresa”

Como o Planejamento de Distribuição contribui para o equilíbrio entre oferta e demanda?

Quais as vantagens de um Planejamento de Distribuição?

Manter um equilíbrio entre o estoque e a demanda é o principal objetivo do DRP. No setor de varejo, esse saldo de estoque é muito importante porque evita que as prateleiras dos pontos de venda (PDV) se esvaziem enquanto o estoque estiver cheio.

Esse desequilíbrio leva à perda de vendas e afeta o desempenho do varejo e da indústria. Sem falar que o consumidor fica frustrado quando vai comprar um produto, e a loja não pode vendê-lo só porque ele não está na prateleira. A seguir, explicaremos algumas das razões pelas quais o DRP é importante para supermercados, lojas e varejistas de lojas de departamentos.

Diminui a falta de produtos no PDV

A falta de disponibilidade nas gôndolas se dá devido a falha logística ou execução do próprio PDV, o que pode resultar em perda de vendas, resultando em redução de receita e perda financeira.

Com um plano de distribuição, é possível reduzir a escassez desse produto por meio de reposição em tempo hábil e suficiente e manter o equilíbrio entre demanda e estoque. Isso evita que as gôndolas fiquem vazias, evita que os clientes não comprem os produtos de que precisam por não os encontrarem e que o caixa da empresa seja afetado negativamente.

Evita o excesso de mercadorias no estoque

Quando as mercadorias ficam muito tempo armazenadas em estoque, os recursos nelas investidos ficam parados e a empresa acaba tendo que arcar com altos custos de armazenamento – além do risco de perda por vencimento e danos ao produto. 

O saldo do estoque pode evitar esse excedente, de forma que os varejistas não precisem usar promoções para se livrar do estoque estagnado ou reduzir as margens de lucro.

Aumenta o giro de estoque

Com um bom plano de distribuição, é possível equilibrar o estoque, ou seja, evitar excessos, ao mesmo tempo em que garante que a mercadoria esteja nas prateleiras para venda. 

Ao realizar esse balanceamento, há aumento nas vendas e, consequentemente, maior giro de estoque, o que é fundamental para o desempenho das empresas de manufatura.

Melhora o nível de serviço

O fornecimento contínuo de mercadorias nas prateleiras permite que os clientes comprem a qualquer momento. Isso aumentará sua satisfação e os reterá, e os clientes fiéis voltarão ao ponto de venda com mais frequência e gerarão mais receita. Tudo isso é resultado de bons níveis de serviço, graças ao DRP – Planejamento de Distribuição.

Como o Planejamento de Distribuição contribui para o equilíbrio entre oferta e demanda?

3 dicas de como elaborar um Planejamento de Distribuição

Agora, seguem 3 dicas básicas para você desenvolver um DRP mais eficiente. Acompanhe:

1. Mapear os produtos disponíveis

O primeiro passo é mapear cada produto ofertado pelo centro de distribuição e os itens que já foram vendidos em um determinado ponto de venda.

Depois de concluir esta pesquisa, é hora de o sistema começar a processar negócios. A plataforma usará esses dados para definir a melhor solução para a sincronização dos procedimentos logísticos.

2. Criar o seu modelo do DRP

A segunda etapa do plano de distribuição é criar um modelo dentro do sistema automatizado para estabelecer todas as ações básicas para sempre abastecer o mercado.

Este é um passo muito importante em termos de formulação de uma estratégia de logística adequada. Eles precisam concordar com as necessidades de cada local de serviço.

3. Recomendar as devidas ações

Quando as informações forem obtidas e os relatos relativos ao cenário atual do projeto forem concluídos, a ferramenta DRP começará a recomendar as ações que devem ser seguidas.

Isso irá ajudar a organização a alcançar o nível desejado entre a compra, produção e distribuição de mercadorias. Desta forma, a empresa estará pronta para atender às necessidades de sua indústria. O resultado é uma logística totalmente otimizada, sem excesso ou falta de produtos.

Como você pode ver, o plano de distribuição tem muitos benefícios, e por isso é importante aplicá-lo no seu negócio. Mas vale a pena lembrar que, para produzir todos esses benefícios, você deve equilibrar tecnologia ao invés de manual. No mercado, existem ferramentas de DRP que fazem os cálculos automaticamente para que os gestores foquem nas tomadas de decisão.

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