Você sabe como calcular o ROI junto ao seu fornecedor logístico?

11/06/2020 Imagem destaque

Os custos ligados à logística são os mais relevantes para os negócios que dependem do transporte de mercadorias. A melhor maneira de avaliar se esses investimentos são realmente vantajosos é através do cálculo de ROI dos fornecedores logísticos. 

Muitos são os meios de avaliar o desempenho de uma empresa contratada para transportar os seus itens, mas é só o índice de Retorno Sobre o Investimento que garante uma visão precisa sobre o quão vantajoso é o direcionamento das receitas.

A seguir, entenda melhor o conceito de ROI, saiba como determinar se ele é vantajoso e descubra como realizar o cálculo. Em seguida, veja também quais são os fatores que contribuem para que um fornecedor logístico tenha um bom ROI. 

Entenda o que é o ROI

O termo ROI na verdade é uma sigla em inglês para Return On Investment. Em tradução livre, isso significa Retorno Sobre o Investimento. 

Em poucas palavras, esse é um indicador que demonstra se determinado negócio obteve lucros ou prejuízos ao aplicar determinados recursos. 

Ao analisar o ROI, é possível determinar quais foram os investimentos vantajosos feitos por uma empresa e quais são aqueles que precisam ser alterados para reduzir ou mesmo eliminar prejuízos, melhorando os resultados financeiros. 

Agora que você já conhece a origem e o significado desse importante conceito, no próximo item, descubra como ele se aplica à contratação de um fornecedor logístico!

Saiba como identificar se o fornecedor logístico oferece um bom ROI

O cálculo do ROI deve ser baseado em pontos relevantes para o sucesso das operações avaliadas. 

Em relação ao fornecedor logístico, ele deve se referir a aspectos como sucesso das entregas, custos com cargas extraviadas ou acidentes, satisfação dos clientes ou retorno de consumidores para novas compras. 

Ao escolher o ponto a ser analisado, um intervalo de tempo também deve ser estabelecido para que o desempenho tenha um indicativo temporal. 

Ao analisar o sucesso das entregas, por exemplo, isso deve ser visto no período de um mês, de um trimestre, seis meses ou outro intervalo relevante para o diagnóstico.

É a partir da avaliação desses pontos, e os demais que forem importantes para a logística do seu negócio, que o ROI do fornecedor logístico se demonstrará vantajoso ou não. 

A partir dessa análise, a sua gestão deve avaliar se o indicador está adequado para as expectativas do negócio ou se alterações são necessárias para que o índice seja melhorado.

No item seguinte, veja como o cálculo é feito na prática!

Confira alguns exemplos práticos para a realização do cálculo

O cálculo do ROI, como aponta o blog Agendor, se baseia em uma fórmula simples: [(ganho obtido – valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial] x 100. 

Em um exemplo prático, imagine que a sua empresa deseja avaliar o ROI das atividades do seu fornecedor logístico para determinar o sucesso de suas entregas. 

Sendo assim, considere que as entregas feitas no período de um mês geraram uma receita de R$ 5.000,00. O custo cobrado pelo fornecedor para tal serviço foi de R$ 2.000,00. 

O cálculo, portanto, fica assim: 5.000 – 2.000 = 3.000. 3.000 / 2.000 = 1,5. 1,5 x 100 = 150. Dessa maneira, o ROI dos serviços de entrega do fornecedor logístico no mês foi de 150%! 

Essa análise não precisa se basear apenas em termos financeiros, segundo descreve o blog Quinto Eixo. Como mencionamos, o cálculo do ROI pode ser referente a qualquer aspecto que você deseja avaliar o sucesso!

Imagine, por exemplo, que o fornecedor logístico entregou 100 produtos seus no período de uma semana e você deseja avaliar a porcentagem de entregas feitas dentro do prazo

Após separar as notas dos itens entregues dentro e fora da data prevista, é possível calcular a porcentagem de cumprimento dos prazos a partir da mesma lógica: notas entregues no prazo / total de notas entregues x 100.

Se na semana avaliada a empresa entregou 100 notas, sendo que 60 delas respeitaram o prazo e 40 delas não, o indicador de performance será assim: 60 / 100 = 0,6. 0,6 x 100 = 60. 

Nesse caso, o sucesso das entregas feitas dentro do prazo pelo fornecedor logístico durante a semana avaliada foi de 60%!

Como mencionamos anteriormente, com os valores determinados, sua empresa deve avaliar se eles são vantajosos para as suas expectativas ou se mudanças devem ser feitas.

Veja quais são os principais fatores que influenciam o ROI da empresa contratada

A análise do ROI é de suma importância e deve ser feita por qualquer empreendedor que deseja garantir o sucesso de seus investimentos.

Por mais que esse tipo de cálculo só possa ser feito após a contratação de determinado serviço, durante o seu andamento, é possível adotar alguns cuidados para garantir que a empresa escolhida tenha um ROI alinhado às suas expectativas. 

Confira quais são os principais diferenciais dos fornecedores logísticos que oferecem serviços de excelência, segundo o blog Diálogo – e que, consequentemente, garantem um bom desempenho de ROI junto aos seus contratantes: 

Preze por um bom atendimento

Um dos pontos que mais influenciam os ganhos obtidos por uma empresa é o atendimento aos clientes.

Por mais que muitos empreendedores acreditem que essa é uma função exclusiva do negócio, é preciso ter em mente que os fornecedores logísticos também devem compartilhar dessa responsabilidade.

Seja para oferecer suporte durante a entrega, informar sobre prazos ou mesmo para esclarecer dúvidas, a empresa responsável pelo transporte afetará diretamente na percepção de qualidade dos compradores.

Sendo assim, ao contratar um fornecedor logístico que tenha uma boa estrutura de atendimento, a tendência é que o ROI analisado posteriormente seja positivo. 

Opte por empresas com frotas modernas

Uma frota moderna, com veículos de qualidade e com a manutenção em dia, dificilmente sofrerá com problemas de percurso que geram atrasos.

Empresas com veículos defasados podem até praticar preços mais baratos, mas essa economia certamente não será verdadeira frente aos gastos necessários para solucionar eventuais contratempos. 

Com a garantia de que as cargas chegarão no prazo, com toda a segurança necessária, sua empresa também ganhará em termos de retorno sobre o investimento em logística!

Garanta a segurança das operações

No mesmo sentido do item anterior, é preciso valorizar também aquelas empresas que adotam meios para que os transportes sejam os mais seguros possíveis.

Ao evitar roubos, extravios ou mesmo acidentes, não só os produtos se manterão íntegros e protegidos durante o translado, como a clientela também se manterá fiel por não sofrer com nenhum atraso ou falha na entrega. 

Sendo assim, opte por empresas que tenham seguro de carga e que investem em tecnologias de rastreamento e comunicação. 

Muitos outros pontos ligados à qualidade dos serviços de um fornecedor logístico ainda poderiam ser mencionados, mas esses 3 aspectos podem ser considerados os mais relevantes e que têm um impacto direto sobre o ROI!

E você, já conhecia o conceito de ROI? Sua empresa já realiza esse tipo de cálculo? Se quer saber como otimizar o prazo de entrega sem aumentar os custos logísticos, clique abaixo e faça o download gratuito do infográfico que elaboramos sobre o assunto!

Infográfico Como otimizar o prazo de entrega sem aumentar o custo da logística