Black Friday 2020: confira dicas para acertar na logística e deixar seus clientes satisfeitos!

24/11/2020 Imagem destaque

Black Friday se aproximando, é preciso estar com as estratégias devidamente alinhadas para garantir a satisfação dos clientes. Mas, você sabe como ela funciona no setor de logística? 

Ou melhor, está atrás de dicas para saber como lidar melhor com esta época do ano e garantir que tudo se mantenha dentro do planejado? Nós podemos te ajudar! 

Continue a leitura para conferir algumas ações eficazes que, quando colocadas em prática, vão contribuir para que os processos logísticos sejam eficientes na Black Friday!

Dicas de logística para a Black Friday

Vamos direto ao ponto! Você quer ser mais eficiente e assertivo na logística, para deixar seus clientes satisfeitos na Black Friday – época do ano em que as demandas aumentam e, obviamente, precisam ser devidamente atendidas – e nós elaboramos algumas dicas valiosas que podem ajudar você a liderar e gerenciar o setor de logística neste cenário!

Logística terceirizada: confiança e frota preparada são fundamentais!

Se o seu negócio conta com uma empresa terceirizada para efetuar a logística, é fundamental que essa parceria seja de confiança e que o fornecedor logístico tenha uma frota preparada.

Estes pontos são essenciais para que todas as demais ações necessárias, possam ser efetuadas com eficácia. Tenha em mente que todas as dicas seguintes, para serem executadas de forma correta, dependem da qualidade do serviço oferecido pela empresa de logística e da frota que ela dispõe.

Confiança: É preciso ter uma boa relação com seu fornecedor logístico para conseguir realizar melhores negociações de prazos e desenvolver um cronograma de entregas que atenda toda a demanda que sua empresa terá na Black Friday, dentre outras ações.

Então, como é o suporte da empresa de transportes e logística que presta serviços para a sua empresa? Para esta época do ano, foque em parceiros com dinâmica e velocidade de operações adequada às necessidades do seu negócio, sem deixar a qualidade e segurança de lado.

Frota: Problemas nos veículos podem atrasar as entregas e até mesmo estragar as mercadorias. Logo, fica claro porquê é necessário ter um parceiro logístico com uma frota devidamente preparada.

Planejamento de vendas e processos

Ao ter um fornecedor logístico de confiança e alinhado ao seu negócio, fica mais fácil e assertivo desenvolver as estratégias para se sair bem na Black Friday.

Um planejamento devidamente estruturado e estratégico é essencial. Neste contexto, é necessário que o gestor e/ou líder do setor logístico estruture sua equipe e alinhe ações com o setor de estoque, reveja as condições dos canais de venda e claro, organize a logística.

Mas não para por aí! É importante realizar pesquisas de mercado e também sobre as vendas da empresa, para entender quais são os produtos mais procurados e qual a quantidade de itens em estoque.

Desta forma, é possível planejar as compras e negociar preços e condições com fornecedores para provisão de insumos e entregas. Ou seja, neste cenário, é fundamental que compras, estoque e logística estejam alinhados e desenvolvam um planejamento em conjunto, já que o sucesso da operação de Black Friday não depende exclusivamente de um setor na empresa.

Simulação de fretes e prazos

Um erro que não pode ser cometido na Black Friday é não dar atenção ao cálculo do frete e ao possível prazo de entrega. Não esqueça que atrasos ou mal-entendidos podem afetar negativamente a imagem que o cliente tem da sua empresa.

Considere que não adianta oferecer uma oportunidade de compra imperdível, se o valor do frete é muito alto ou se o prazo for muito longo. 

Essa é uma etapa que deve ser cuidadosamente planejada para não ter prejuízos com o transporte das mercadorias. Por isso, simule um valor adequado para o frete e estipule um prazo com folga, para evitar o risco de atrasos e reclamações dos consumidores.

É preciso se preparar para uma demanda superior

Se o seu negócio não se preparar para vender na Black Friday, você pode se surpreender com o aumento de demanda repentina e não conseguir lidar com a velocidade dos pedidos. Logo, terá atraso nas entregas, dentre outros empecilhos que não fazem nada bem à imagem do seu negócio.

Organização do transporte

No caso de logística própria, essa é a hora de verificar as condições e manutenção da frota. Isso porque, se as entregas aumentarem, é necessário ter certeza de que todas as solicitações serão atendidas dentro do prazo.

Agora, em caso de frota terceirizada, como já mencionamos neste conteúdo, opte por um fornecedor logístico comprometido e de confiança. Vale ressaltar que é importante cumprir com o negociado para não perder clientes ou ter a reputação de sua marca comprometida.

No momento de escolha, busque parceiros flexíveis e especializados, que farão entregas com segurança. Para aprimorar ainda mais o fluxo de entregas, conte com empresas que investem em tecnologias como monitoramento de cargas

Deixar o consumidor informado sobre o status do seu pedido é certamente um diferencial, ainda mais no período de Black Friday.

Preparação para a logística reversa

Mais vendas, maiores possibilidades de trocas e retornos de mercadorias. Logo, sua empresa precisa estar preparada para receber e atender solicitações de trocas e recolhimento de mercadorias. 

Invista em boas práticas de logística reversa para facilitar a vida do consumidor e melhorar ainda mais sua experiência de compra.

E então?

Neste conteúdo, você pôde conferir algumas dicas valiosas para acertar na logística e deixar seus clientes satisfeitos na Black Friday.

Esperamos que este conteúdo seja útil e ajude você a lidar com as demandas do setor logístico nesta época do ano. Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem interesse em realizar uma cotação de frete conosco, clique abaixo e entre em contato!

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