5 benefícios que sua empresa tem ao optar pelo transporte de carga fracionada!

16/03/2020 Imagem destaque

Apesar de ser um tema já disseminado no mercado da logística, é comum que gestores desta área ainda possuam algumas dúvidas em relação ao transporte de carga fracionada

Entretanto, compreender o funcionamento e benefícios desta modalidade é fundamental para manter sua logística eficiente.

Por isso, explicaremos neste conteúdo o que é e como é feito este tipo de transporte, qual é a diferença entre a carga fracionada e a completa, e ainda, 5 vantagens que esta solução entrega para a sua empresa! Continue a leitura e confira!

Como funciona o transporte de carga fracionada?

O transporte de carga fracionada, de maneira resumida, significa o envio de grupos de pequenas quantidades de mercadoria com características semelhantes em um mesmo caminhão, dividindo o espaço entre mais de uma empresa. 

Assim, o cliente paga apenas pelo espaço utilizado no veículo, além de ratear outros custos com as demais empresas que possuem mercadoria naquele caminhão, como pedágios, por exemplo.

Esta modalidade é diferente da carga completa, onde os veículos de transporte são carregados com mercadorias de apenas uma empresa devido a um grande volume ou ainda restrições do cliente.

A carga fracionada é, portanto, a solução ideal para empresas que não possuem volume de mercadoria suficiente para ocupar todo o espaço de um caminhão. 

Geralmente são os pequenos e médios negócios que usufruem desta modalidade, mas também é possível encontrar grandes empresas que dependem da carga fracionada.

Para realizar este tipo de transporte, a empresa de logística deve considerar uma rota planejada de forma eficiente, para que todos os prazos de entrega sejam cumpridos.

Para que você entenda melhor o conceito de carga fracionada e quando ela se faz necessária, considere o seguinte exemplo: digamos que você tenha uma pequena carga de acessórios eletrônicos para transportar de Santa Catarina a São Paulo. 

Para não precisar pagar o frete completo, sendo que o espaço do caminhão não será totalmente ocupado, você pode contratar o serviço fracionado e embarcar suas mercadorias com cargas de outras empresas.

A transportadora não só identificará a rota ideal para atender adequadamente as demandas de todas as empresas, incluindo a sua, como também só transportará neste caso mercadorias que possam ser levadas juntas sem prejudicar ou causar danos umas às outras. 

Diferenças entre a carga fracionada e a carga completa

Diferenças entre a carga fracionada e a carga completa

Antes de entender mais alguns pontos de diferença entre a carga fracionada e a completa, é preciso destacar que não há uma solução melhor que a outra. As duas modalidades são vantajosas, entretanto, cada uma atende a necessidades específicas.

A primeira diferença, como já citamos, é o volume de carga. Com quantidades menores, o transporte de carga fracionada é mais comum em operações B2C, onde a empresa entrega um produto para o consumidor final, por exemplo, os e-commerces. 

Por outro lado, a carga completa ocorre mais em relações B2B, ou seja, empresas que fornecem produtos para outras empresas. Nestes casos, o volume costuma ser muito maior, ocupando totalmente os caminhões. 

Considerando esta questão de volume, outra diferença se dá pelo preço de cada modalidade. Para grandes quantidades a carga completa apresenta um melhor custo-benefício, já para pequenas cargas, a fracionada é a melhor opção, reduzindo os custos da operação.

As rotas de transporte também se diferenciam entre as modalidades. Para a completa, a rota pode ser fixa, pois o veículo sai da origem com apenas um destino. Nas cargas fracionadas, a rota precisa ser planejada com antecedência para que a transportadora consiga entregar dentro do prazo todas as demandas em seus diversos destinos.

Nesse sentido, o prazo possui características específicas em cada solução. Com a carga completa, o prazo é menor e passa a contar desde a separação da mercadoria. Na outra opção, como existem diversas etapas intermediárias até seus produtos chegarem ao destino, o prazo costuma ser maior.

A seguir, apresentaremos os benefícios da carga fracionada para empresas que possuem demandas adequadas a este tipo de serviço.

Confira 5 benefícios que você tem ao optar por esta solução

A carga fracionada é extremamente vantajosa para empresas que possuem pequenas demandas de entrega, contribuindo em diversos fatores, como redução de custos e segurança. Confira quais são os principais benefícios desta prática:

1 Maior economia

Como você viu, a economia é o principal diferencial da carga fracionada, pois você poderá pagar o frete de maneira proporcional, considerando apenas o espaço ocupado no caminhão. 

Com a redução de custos, é possível ter maior previsibilidade, contribuindo para o planejamento financeiro da empresa. 

2 A carga fracionada proporciona mais competitividade

Esta modalidade facilita a logística de pequenas e médias empresas, que sem esta solução não poderiam realizar a entrega de seus produtos, ou então teriam que lidar com altos investimentos para efetuar o transporte. 

Assim, independentemente do porte do negócio, você ganha maior atuação e competitividade no mercado, gerando oportunidades de crescimento.

3 A entrega das mercadorias se torna mais ágil

Ao optar pela carga fracionada, você também ganha mais agilidade, pois não precisará esperar até os pedidos fecharem uma determinada quantidade. 

Ou seja, com esta opção você pode realizar envios com maior frequência, o que pode inclusive diminuir o tempo de espera dos seus clientes. 

4 O transporte fracionado oferece segurança à sua carga

Como a transportadora agrupa mercadorias semelhantes, não há o risco de misturar cargas alimentícias, por exemplo, com produtos tóxicos. Desta forma, o transporte fracionado também contribui para a segurança da mercadoria.

5 Otimização de estoque

Enviando mercadorias regularmente, a empresa reduz a necessidade de manter grandes estoques, o que influencia tanto em despesas como em ocupação de espaço físico da empresa. 

Com isso, a agilidade proporcionada aumenta a frequência de reposição dos produtos, e assim você evita manter mercadorias paradas, o que pode ser prejudicial dependendo do tipo de produto armazenado.

E então?

Você viu neste conteúdo o que é o transporte de carga fracionada e como ela se diferencia da carga completa. Destacamos que não há uma solução melhor que a outra, apenas condições mais favoráveis conforme o porte da empresa e volume de mercadoria. 

Apresentamos também os principais benefícios desta modalidade, que envolvem maior economia, competitividade no mercado, aumento da eficiência de entrega, segurança da carga e giro de estoque.

Portanto, se você possui a necessidade de entregar produtos em menor quantidade, esta modalidade é a opção ideal! 

Nesse sentido, na Mirindosul realizamos tanto o transporte de cargas completas como fracionadas. Em ambas avaliamos as exigências e características de cada carga para definir o melhor veículo e organização para a logística. Assim, nossa preocupação com os detalhes garante um transporte seguro e eficaz.

Contamos com uma frota que atende diversos segmentos de transporte, aliada a uma estrutura que possibilita a realização dos mais diversos serviços de logística com maior agilidade. 

Entre os segmentos que atendemos estão eletrodomésticos e eletrônicos, indústria automobilística, produtos químicos, papel e celulose, metal mecânica, equipamentos, ferro e têxtil.

Se você deseja contar com esta solução, clique abaixo e solicite uma cotação para entender como podemos ajudar sua empresa!

Solicitar cotação

Atenção:

 

Problemas técnicos nas linhas
telefônicas da unidade de Guarulhos

 

Telefonia fixa: (11) 2412-4579 e (11) 2412-2720
(Intermitente com problemas)

 

Favor, utilizar os alternativos:
(11) 96430-2037 / (11) 96357-0158  Também Whatsapp.