Consigo monitorar minha carga por meio do fornecedor logístico?

22/10/2019 Imagem destaque

Muitos gestores de empresas e responsáveis por operações logísticas têm uma pergunta em comum: como monitorar minha carga de maneira segura e eficiente?

É fato que um bom fornecedor logístico é a resposta ideal para esse questionamento, mas também é fundamental conhecer todas as possibilidades que podem ser oferecidas para que a sua contratação seja eficiente.

A seguir, conheça os principais serviços ligados ao monitoramento de carga e como escolher um fornecedor ideal na área para garantir os melhores resultados na logística da sua empresa! Continue a leitura!

O que é monitoramento de cargas?

Em poucas palavras, o monitoramento de cargas diz respeito a todos os processos logísticos que permitem o acompanhamento em tempo real dos itens transportados, do veículo utilizado para tal e do seu condutor.

Desde o carregamento até o destino das cargas, esse cuidado permite que dados precisos sejam coletados e analisados para prever as condições do caminho pretendido, eventuais problemas no trajeto e possíveis resoluções para esses casos.

Além de contribuir para evitar situações como falhas no veículo, congestionamentos, desvios no trajeto, roubos e outros problemas relacionados, esse cuidado também promove mais proximidade entre as transportadoras e seus clientes.

Essa é uma questão que permite otimizar os processos logísticos, gerir riscos e, acima de tudo, garantir a satisfação dos contratantes que prezam pela segurança e integridade das suas cargas transportadas.

Como monitorar minha carga através de um bom fornecedor logístico?

Monitorar cargas de maneira eficiente exige que uma série de atividades e providências sejam adotadas de maneira conjunta, a fim de evitar perdas, transtornos ou mesmo roubos que podem provocar sérios prejuízos à logística.

Entre as principais funções que um fornecedor logístico pode desempenhar para que as cargas sejam bem monitoradas, destacamos:

A utilização de certificados digitais

Substituindo os tradicionais documentos impressos em papel, a tecnologia de certificação digital já é uma realidade em todo o mercado.

Para os fornecedores logísticos, seu uso é cada vez mais importante para garantir mais segurança na documentação dos produtos transportados, seja em itens como conhecimento de transporte ou as próprias notas fiscais.

Investimento em sistemas informatizados de controle

Acompanhando os avanços tecnológicos que marcam a evolução de nossa sociedade, as transportadoras também devem contar com softwares especialmente direcionados para otimizar as funções.

Esses sistemas permitem que a viagem seja monitorada em tempo real, tanto pelos operadores, quanto pelos contratantes.

Isso possibilita que eventuais problemas sejam detectados praticamente no momento em ocorrem, favorecendo intervenções imediatas e correções que minimizem os seus prejuízos.

Outra funcionalidade importante dos softwares de gestão logística é a integração entre todos os setores envolvidos nessa função, possibilitando uma melhor atividade conjunta entre fornecedores, empresas e consumidores, seja na expedição ou no recebimento.

Contato direto com os motoristas

Também por meio do uso de sistemas específicos de monitoramento, é possível obter a localização em tempo real dos veículos de carga.

Isso facilita a conferência dos locais de parada planejados, dos trajetos percorridos e do tempo médio utilizado para cada entrega.

Em algumas situações, é possível até manter um contato direto com os condutores, tornando o monitoramento ainda mais fiel e passível de eventuais intervenções em tempo real.

Uso de equipamentos de localização

Além do contato direto com o motorista, é preciso também contar com as tecnologias tradicionalmente utilizadas na localização dos veículos, como equipamentos de rádio frequência ou de GPS.

Eles fornecem a localização exata das cargas em tempo real e podem ser integrados aos sistemas mencionados anteriormente, permitindo que os dados sejam cruzados e obtidos de maneira mais exata.

Entre as suas principais vantagens, está a medição da velocidade média de cada entrega e a possibilidade de obter previsões de entrega com mais fidelidade.

Realização da checagem de todas as entregas

Garantir que os itens encomendados cheguem dentro do período previsto é um fator diretamente relacionado à satisfação dos clientes!

Ao realizar a checagem das entregas, a empresa não só garante que o produto chegou ao destino planejado, evitando desvios, como também permite uma melhor medição do tempo médio de espera entre o pedido e sua conclusão.

Quais os pontos cruciais para optar pelo fornecedor logístico ideal?

Alguns requisitos básicos podem lhe auxiliar a escolher o fornecedor logístico ideal para as operações da sua empresa!

Assim como em outros segmentos, opte sempre por empresas que tenham boas referências na área, experiência, qualificação e que mantenham uma política de constante evolução no setor em que atuam.

Quanto ao segmento específico de logística, alguns pontos fundamentais devem ser observados. O fornecedor deve:

– Atuar com uma ampla gama de serviços, sendo capaz de oferecer soluções adequadas para as necessidades da sua empresa

– Ser capaz de atender de maneira personalizada, alinhando-se às demandas do negócio para promover o melhor padrão de excelência nos serviços e no atendimento

– Ter uma infraestrutura completa e adequada para as operações, com ampla disponibilidade de galpões, frota de caminhões, entre outros itens essenciais nesse sentido

– Contar com amplo alcance geográfico, sendo capaz de atender a demandas e escalá-las quando necessário, além de manter parcerias estratégicas em todo o território nacional

– Ter um time de profissionais experientes, qualificados e em constante processo de aprimoramento

– Estar alinhado com os últimos avanços tecnológicos da área, dispondo de ampla capacidade de gerenciamento e comunicação informatizada

– Oferecer preços competitivos, boas condições de negócio e custo-benefício alinhado à qualidade pretendida ao serviço.

Nós da Mirindosul Transporte e Logística contamos com uma estrutura que permite os mais diversos serviços de transporte e oferecemos excelência no monitoramento de cargas!

Com matriz localizada na cidade de Rio do Sul, Santa Catarina, contamos com filiais em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Itajaí, além de agências em Brusque, Timbó, Lages e Caxias do Sul, atendendo através destas a todo o Brasil.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e solicite uma cotação de frete sem compromisso!

Solicitar cotação